Cerca de 150 pessoas irão participar da inauguração da atividade de Mediação Comunitária, do Núcleo  Descentralizado da Defensoria Publica no bairro Mucuripe, na próxima sexta-feira, 5 de dezembro, das 8h30min às 11h30min, na sede do Núcleo. Durante o evento, a defensora pública Michele Camelo, do Núcleo Descentralizado da Defensoria Pública no bairro João XXIII, irá ministrar uma palestra sobre Mediação Comunitária, e também serão apresentados os 10 mediadores da própria comunidade que irão atuar no Núcleo do Mucuripe.

A Mediação Comunitária consiste em uma solução alternativa de conflitos na qual a própria comunidade resolve seus problemas, sem precisar criar um processo na Justiça, o que acaba desafogando o Poder Judiciário. “Uma das
vantagens da mediação comunitária é que ela incentiva o diálogo. Por meio de uma conversa mediada por um membro do bairro, a própria comunidade resolve seus problemas, o que contribui para diminuir o número de processos”, explica a defensora pública Juliana Nogueira.

Segundo a defensora, o Núcleo irá atender não só as pessoas do Mucuripe, mas os bairros do entorno, aumentado a abrangência de atuação da Defensoria Pública. O próximo Núcleo Descentralizado da Defensoria será inaugurado ainda este mês no bairro Tancredo Neves. Além da Assistência Jurídica, os Núcleos da Defensoria contam com atendimento de educação popular e mediação comunitária, atendendo não só o bairro onde o Núcleo funciona, mas também nas áreas adjacentes. A meta da Defensoria é inaugurar 12 núcleos descentralizados da Instituição em todo o município de Fortaleza, o que vai evitar que todas as pessoas tenham que se deslocar até a sede no bairro Luciano Cavalcante, diminuindo a grande fila de pessoas que buscam atendimento da Instituição em um só local e evitando que elas tenham que se deslocar até a sede para conseguir atendimento.

Compartilhe