Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias, Publicações

Eloping: compreenda o que é e como a sociedade pode ajudar

Recentemente, a população cearense foi surpreendida pelo caso do pequeno Heitor Viana Kobayashi Silva. A criança de 9 anos, autista não verbal, estava dentro de um carro estacionado no Campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) quando fugiu sem que nenhum responsável pudesse vê-lo.

Após intensas buscas, o corpo do menino foi encontrado na lagoa do Campus da Universidade, e a situação acendeu um alerta à população sobre casos de eloping, ou seja, a fuga que pode colocar em risco a segurança daquela pessoa.

De acordo com profissionais da saúde, esse comportamento é preocupante, uma vez que as pessoas com autismo podem ter uma noção reduzida de perigo e ser mais vulneráveis a acidentes ou situações perigosas, como ocorreu com o menino Heitor.

Para a presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, os pais e cuidadores devem desempenhar um papel crucial fornecendo apoio, educação sobre riscos e informações de segurança, mas é dever da sociedade também buscar mais informações e tentar auxiliar crianças que estão perdidas ou desacompanhadas.

“Muitas vezes, as pessoas não param para olhar ao seu redor e ficam alheias às diversas situações que podem ocorrer ao seu lado. Nosso alerta com essa matéria é que as pessoas promovam o acolhimento caso notem que alguma criança está perdida ou desacompanhada, identificando os responsáveis por aquela pessoa”, disse a presidenta.