Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias, Publicações

Maio Verde: confira como foi o mês em comemoração ao Dia da Defensora e do Defensor

Tradicionalmente comemorado no dia 19 de maio, o Dia da Defensora e do Defensor Público atualmente é comemorado, pela ADPEC, durante todo o mês. São inúmeras ações que visam a valorização da profissão e dos profissionais que estão no dia a dia atendendo as demandas da população. Em 2022, em alusão a data, a Associação lançou o projeto “ADPEC com você”; reforçou a campanha contínua “Defensores Públicos. Valorizar é questão de Justiça”; realizou a exibição de um documentário próprio na Rede Cuca; fez mutirão de atendimento na AME e no Cuca Barra; iluminou monumentos importantes na capital e no interior na cor verde; realizou festa no Coco Bambu Lounge para celebrar com associados e associadas, bem como participou de um evento de empreendedorismo para mulheres.

São muitas formas de festejar a data. A presidenta da ADPEC, Andréa Coelho, reforça que a Associação não mede esforços para que esse mês seja intenso de comemorações. “Precisamos valorizar nossa profissão e mostrar para as pessoas como somos instrumentos de acesso à justiça. Não devemos nos ater a isso apenas no mês de maio, mas sem dúvidas é uma data que já nos programamos com antecedência para fazer diversas ações com o objetivo de contemplar a importância desta. Estamos muito felizes com tudo que realizamos até aqui e já estamos nos preparando para que no próximo ano a celebração seja ainda mais bonita”, explicou.

Confira detalhes:

ADPEC com você

Pontuando as ações específicas, o projeto “ADPEC com você” veio para integrar, cada vez mais, a Associação com os defensores e defensoras de todo o Estado. No projeto, membros da diretoria foram visitar os colegas nas sedes da Defensoria Pública nas cidades e municípios do Ceará. Durante o encontro será possível ficar a par das condições de trabalho dos profissionais e verificar como está sendo o atendimento aos assistidos. O movimento já passou pelas cidades de Juazeiro do Norte, Caucaia, Fortaleza, Maracanaú e Sobral.

Campanha de valorização

Dando continuidade às ações, a ADPEC lançou uma série de vídeos e spots nas redes sociais, durante todo o mês de maio, para divulgar a campanha contínua “Defensores Públicos. Valorizar é uma questão de justiça”, que tem como objetivo reforçar a importância desses profissionais para a sociedade e também para a garantia do acesso à justiça.

Documentário e mutirão de atendimento

No dia 19 de maio, data em que é comemorado o Dia do Defensor, a ADPEC promoveu uma manhã de educação em direitos com a exibição do documentário “ADPEC, nossa história”, para mais de 150 pessoas, entre frequentadores do Cuca do José Walter e lideranças comunitárias como AME Ceará, Fundação Maria Benta, Ação Fé Cristã, ABE Ceará, entre outras. A Associação contou com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), Ouvidoria Geral Externa da DPCE, Associação das Mulheres Empreendedoras do Estado do Ceará (AME) e Rede Cuca. Após a exibição do documentário “ADPEC, nossa história”, a Associação promoveu um mutirão de atendimento com Defensoras e Defensores Públicos associados e proporcionou orientação jurídica para o público presente no Cuca do José Walter. Acontecendo simultaneamente, a AME Ceará ainda viabilizou um tira dúvidas sobre questões de empreendedorismo para os presentes.

Festa para associados

No dia seguinte (20/05), foi momento de celebrar a data com todas as associadas e associados. A ADPEC realizou uma festa de confraternização no Lounge do Coco Bambu, localizado no shopping Iguatemi.

Monumentos iluminados de verde

Posteriormente, a ADPEC também estudou alguns pontos estratégicos da capital e do interior do Ceará para iluminar na cor verde, fazendo uma referência direta à data e como forma de comemoração. Os pontos ficaram iluminados até o fim de maio.

Os associados e associadas, bem como toda a sociedade civil, conseguiram ver a iluminação no Palácio da Abolição; Assembleia Legislativa do Estado do Ceará; Estátua de Iracema na Avenida Beira-Mar; Estátua de Iracema na Lagoa de Messejana; Coluna “Da Hora” na Praça do Ferreira; Estátua de Padre Cícero (Juazeiro do Norte); Prédio da Defensoria Pública (Sobral) e Estátua da Nossa Senhora de Fátima (Crato).

Evento para mulheres empreendedoras

Como uma das últimas ações do mês, a ADPEC participou do II Congresso Ame Ceará, no Auditório da UNIPACE, com o objetivo de debater o cenário do empreendedorismo feminino no contexto pós-pandemia, mobilizando mais de 600 mulheres. O defensor público e vice-presidente da ADPEC, Gustavo Gonçalves de Barros, representou a Associação no dia do evento, junto ao Ouvidor Geral Externo da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Alysson Frota, compondo uma mesa para falar sobre empreendedorismo feminino e sua capacidade de articulação para promover ações de impacto social.