Destaques Inicial, Notícias

Nova diretoria da ANADEP é empossada durante solenidade em Brasília; presidenta da ADPEC esteve presente

Em Brasília, na noite de ontem, 08 de fevereiro, a nova diretoria da ANADEP tomou posse para o biênio 2023-2025 durante solenidade. A defensora pública do Estado do Acre, Rivana Ricarte, foi reconduzida à presidência da Associação Nacional. Junto dela estão: na vice-presidência institucional, Juliana Lintz, atual presidenta da ADPERJ; na vice-presidência jurídico-legislativa, o defensor público da Bahia, Igor Santos; e como vice-presidente administrativo, o defensor público do Estado do Tocantins e presidente da ADPETO, Guilherme Vilela.

A presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, prestigiou o momento e fez votos de uma boa gestão para a Associação Nacional. “Estive na posse e pude contemplar o compromisso e a competência da diretoria que assume a nossa ANADEP. Reitero o compromisso da ADPEC em caminhar com as outras associações em direção ao progresso para a categoria e os assistidos. Parabenizo em especial a ex-presidenta da ADPEC, Andréa Coelho, por assumir o posto de Diretora de Eventos da Associação Nacional”.

A presidenta Rivana Ricarte discursou sobre a trajetória do biênio anterior emocionada: “Sempre acreditei na força do diálogo e talvez o ponto mais caro na trajetória do biênio tenha sido a união de todas as representações associativas estaduais e do DF que fazem a ANADEP e isso é o que verdadeiramente me motivou a seguir no desafio da presidência de nossa entidade de classe nacional”, destacou.

Na ocasião, também foram empossados os(as) novos (as) integrantes dos conselhos diretor, consultivo e fiscal da nova gestão da entidade. Entre eles está a ex-presidenta da ADPEC, Andréa Coelho, que assume a Diretoria de Eventos da ANADEP.

Estiveram presentes no evento mais de 200 autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, incluindo o secretário de acesso à justiça, Marivaldo Pereira, representando o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; a deputada federal pelo Republicanos-AC, Antônia Lúcia; o deputado federal Stélio Dener, do Republicanos-RR; o presidente do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais (CONDEGE), Florisvaldo Fiorentino Júnior; e a ex-vice-presidenta institucional da ANADEP, Rita Lima. Todos os citados compuseram a mesa de abertura da solenidade. Também marcaram presença representantes da sociedade civil, das associações estaduais e da imprensa.

A gestão do biênio 2023-2025 é composta pela presidência, vice-presidência, 18 diretores(as), cinco coordenadores(as) de regiões, seis membros do conselho fiscal e seis membros do conselho consultivo. Além disso, tem foco em sete eixos de atuação: fortalecimento associativo, defesa institucional, diálogo interinstitucional, comunicação associativa, aperfeiçoamento e capacitação, atuação afirmativa de raça e de gênero, além da atuação internacional. É a primeira vez que a diretoria da Associação, em sua integralidade, é composta por mais mulheres.