Sem categoria

Programa Reconstruindo a Liberdade é agraciado com a comenda Transformando Vidas

Aline Miranda3O programa Reconstruindo a Liberdade, coordenado pelo Núcleo de Execução Penal da Defensoria Pública do Estado (NUDEP), será agraciado com a comenda Transformando Vidas, na 8ª Edição do Fórum IEP de Sustentabilidade, que acontece em Fortaleza. A Defensora Pública Aline Miranda (foto) receberá a comenda, durante solenidade que será realizada no dia 15 de outubro (quinta-feira), às 17 horas, no Centro de Eventos do Ceará.

A comenda Transformando Vidas foi criada com o intuito de homenagear personalidades que contribuem para o desenvolvimento e melhoria de vida da população cearense. Cada homenageado tem sua homenagem referente à um ODM – Objetivos do Milênio, um Programa da ONU lançado em 2000, com meta de melhorar a qualidade de vida das pessoas criando uma cultura sustentável no planeta.

O programa Reconstruindo a Liberdade recebe a comenda por sua relação com o ODM 8 – Estabelecer parcerias para o desenvolvimento. O Reconstruindo a Liberdade envolve instituições relacionadas com a execução das penas e a sociedade civil organizada, sob a concepção de Sistema e ideal de promoção da Justiça, tendo a Defensoria Pública firmado convênio com a Secretaria de Justiça e Cidadania, a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Fortaleza, Instituições Privadas de Ensino Superior (IES), entre outros parceiros.

O programa permite a união de esforços entre várias instituições públicas e privadas, sob a organização da Defensoria Pública, fomentando a ideia de corresponsabilidade social e visando, sobretudo, o aumento da prestação de assistência jurídica às pessoas presas na busca pela Justa Execução das penas. Também gera um aumento da transparência e divulgação das ações da Defensoria Pública, tudo com baixo custo ao erário em razão das parcerias firmadas. Dessa união todos saem ganhando: Estado e Sociedade.