Clube de Leitura, Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

Primeiro Clube de Leitura de 2022 discute obra “Corvos Contra a Noite”, do Defensor Diego Vinhas

A ADPEC já tem data para realizar o primeiro Clube de Leitura de 2022. O encontro acontece no dia 25 de janeiro (terça-feira), às 18h, via aplicativo Zoom. Dessa vez, o livro a ser discutido será “Corvos Contra a Noite”, de autoria do associado Diego Vinhas. Para quem tiver interesse em ingressar no Clube de Leitura do grupo de Defensores e Defensoras e discutir sobre obras importantes para a sociedade, basta solicitar à ADPEC por qualquer um dos seus meios de contato, como telefone (85) 3268-2988 ou WhatsApp (85) 99995-0528.

O livro faz a associação das palavras “corvos” e “noite”, já prenunciando a atmosfera única desta obra. Longe de utilizar a poesia de maneira escapista, o autor lança mão da construção poética a partir do caos e da iniquidade em que a humanidade se encontra submersa. A recusa em se esquivar de temas com alta carga de tensão reflete, nas palavras de Tarso de Melo, uma “espécie de ‘câmara de ecos’, em que vozes de vários tempos e lugares, […] gritos, estalidos, ruídos, sirenes e o zumbido indiferentes de drones se misturam e reproduzem o atordoamento de nossa época”, e arremata: “Na teia dos versos truncados (e da poesia trincada) de Diego, tudo pode explodir a qualquer momento.”

O escritor cearense é finalista também do Prêmio Jabuti na categoria poesia. Diego Vinhas é Defensor Público e participou de antologias do Brasil, EUA e Portugal, além de ter publicado em diversas revistas renomadas. Além do livro “Corvos Contra a Noite”, o defensor também é autor dos livros “Primeiro as Coisas Morrem” (2004) e “Nenhum Nome Onde Morar” (2014), todos pela Editora 7 Letras (RJ). De acordo com Diego, o processo do livro se deu a partir do momento conturbado que vive o país, já que ele aborda o processo de corrosão da democracia. O livro trabalha com o intuito de enxergar um ambiente hostil e tentar tirar uma lição disso tudo. “Fiquei muito feliz com a possibilidade dos colegas discutirem meu livro no Clube de Leitura da ADPEC, porque os Defensores entrarão em contato com a minha manifestação artística, afinal todo escritor quer uma interlocução sobre a obra. A obra tem influências também da minha vida pessoal e profissional, por isso não consigo e nem quero me desvincular da minha condição de Defensor, até porque tudo influencia o momento da construção de uma nova obra. Portanto será muito interessante poder discutir com os colegas o meu livro”, disse Diego.

Para a vice-presidente da ADPEC, Sandra Sá, o Clube do Livro tem o objetivo de congregar os colegas defensores em torno de debates sobre obras literárias e em 2022 seguirá com este intuito. “Vamos iniciar este ciclo com a obra do colega Diego Vinhas que se fará presente no encontro, certamente enriquecendo o momento com a perspectiva do próprio autor da obra debatida”, explicou.