Sem categoria

Ação Cidadã na Praça do Ferreira

Em comemoração aos 10 anos do Estatuto do Idoso, a Adpec realiza nesta quinta-feira, 31, das 8h às 12h, na Praça do Ferreira, o evento Ação Cidadã. A iniciativa contará com ações como orientação jurídica (realizada por defensores públicos do Núcleo do Idoso, pelos diretores da Adpec, bem com como pelos defensores que comparecerem), balcão da cidadania com emissão de carteira de trabalho e RG (Secretaria de Justiça e Cidadania), corte de cabelo (Sindicato dos Cabeleireiros) e oficina com garrafa PET (Sesc-CE).

De acordo com a presidente Sandra Sá, a Ação Cidadã tem por objetivo divulgar o papel do defensor e destacar a atuação dos defensores que trabalham levando à população com essa faixa etária, o acesso à justiça. Ressalte-se que desde o início de outubro, o Núcleo do Idoso na Defensoria Pública passou a atender os idosos sem limite de senha e nos turnos manhã e tarde (de 8h às 16h) – antes o atendimento era realizado somente pela manhã. Mais informações no número 129. De acordo com dados do Núcleo, este ano foram atendidos cerca de 2.500 idosos, com mais de 450 petições iniciais protocoladas.

O maior número de atendimentos com idosos é referente à legalização de documentos, sobretudo relacionados ao usucapião. Segundo informações do Núcleo do Idoso, são cerca de 30 a 40 atendimentos por mês. A preocupação dos idosos é falecer sem regularizar a moradia, dificultando a situação dos herdeiros. Ainda de acordo com informações do Núcleo, é alto o número de casos não regularizados.