Nesta quarta-feira (03/04), a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) esteve na segunda audiência do Orçamento Participativo (OP) da Defensoria Pública, no município do Crato. Representada por seu Diretor do Interior, o defensor público Emmanuel Leal de Santana, a entidade participou do encontro que reuniu lideranças locais e membros de movimentos sociais da região do Cariri e Centro Sul do estado.
Com um auditório cheio e a presença de mais de 20 organizações, foram debatidos na oportunidade a atuação da DPCE na garantia de direitos para os cidadãos cearenses. As demandas apresentadas pelos presentes tinham relação com saúde, educação, segurança e cultura.
“Os movimentos, as comunidades e os representantes de entidades presentes trouxeram luz sob a defesa das mulheres caririenses, dos povos originários, da população LGBT, de crianças e idosos”, explicou Diretor do Interior da ADPEC, “além dos pedidos de idealização de um grupo de trabalho contra a desinformação em prol da cultura, da criação de um núcleo, como o Nudep e o Nuapp, para o acompanhamento da execução penal na região, e demandas relacionadas ao acesso à saúde como a constituição de um núcleo regional”.
A Associação acompanha firmemente a atuação da Instituição no interior do Estado do Ceará e atua em prol da presença de defensoras e defensores públicos em todas as regiões.