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ADPEC adere à campanha nacional da ANADEP “Defensoria Pública: em ação pela inclusão”

ADPEC adere à campanha nacional da ANADEP “Defensoria Pública: em ação pela inclusão”

Este ano, a campanha nacional temática da ANADEP, Associações Estaduais e do DF e Defensorias Públicas estaduais e do DF, tem como temática central os direitos das pessoas com deficiência. A ADPEC já está se movimentando para contribuir e apoiar também a campanha. Dessa forma, A associação está ajustando as imagens e capas das redes sociais com o intuito de estar totalmente alinhada com a campanha lançada pela ANADEP, que tem como tema a Campanha Nacional “DEFENSORIA PÚBLICA: em ação pela inclusão”, com evento marcado para o dia 4 de maio (quinta-feira), no auditório do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em Brasília.

A partir do slogan “DEFENSORIA PÚBLICA: em ação pela inclusão”, o principal objetivo é promover a educação em direitos e servir como instrumento da luta anticapacitista e inclusão das pessoas com deficiência em todos os espaços.

A iniciativa visa ressaltar a atuação de defensoras e defensores públicos que buscam garantir às pessoas com deficiência uma vida independente e autônoma, com efetivação sem barreiras do acesso a educação, saúde, moradia, trabalho, transporte, cultura, esporte e lazer, como garantido na Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

A presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, explica que campanhas como essa são extremamente essenciais para que sejam discutidos assuntos importantes e contribuir para a inclusão dessas pessoas na sociedade. “A temática deste ano é uma excelente ferramenta de luta anticapacitista e uma forma de mostrar que podemos e devemos disseminar mais essa tema para garantir às pessoas com deficiência uma vida independente e autônoma. A ADPEC está totalmente alinhada com a campanha e já estamos nos movimentando para contribuir nos mais diversos aspectos,” explica.

Pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que no Brasil quase 46 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência.
Identidade visual:
A identidade visual da campanha foi elaborada pela assessoria de comunicação da ANADEP, com apoio da Comissão Temática dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ANADEP. A concepção teve como objetivo central trazer cores leves e ressaltar pessoas com deficiência em diversos espaços, sem estigmatizar seus corpos e imagem.

Ao todo foram escolhidos sete personagens, respeitando as questões de gênero e raça. As fotos representam: uma criança com autismo, um adolescente com deficiência psicossocial, uma idosa com deficiência auditiva, um idoso com deficiência física em situação de rua, um homem com deficiência visual, um homem com deficiência física (amputação de membro superior) e uma mulher com síndrome de down. Em volta das fotografias, foram acrescentadas uma série de símbolos que remetem a importância da acessibilidade: o ícone do cão-guia, libras, braille, audiodescrição, símbolo universal de acessibilidade da Organização das Nações Unidas (ONU), neurodiversidade e o símbolo Internacional de Acesso.

Todos os materiais da campanha seguirão técnicas internacionais de legibilidade para facilitar a leitura das pessoas com baixa visão: fonte em tamanho maior, maior espaçamento entre as linhas e contraste forte entre a cor de fundo e a cor da letra do texto. Nas redes sociais, haverá legendas com cores fortes e contrastes nos vídeos