Sem categoria

Adpec comemora dia das crianças no bairro Serviluz

imageNa manhã deste sábado, 12, Dia da Criança, as 120 crianças atendidas pela Associação Beneficente Povo de Deus, no Serviluz, contaram com atividades recreativas e distribuição de brinquedos, em uma ação realizada pela Adpec (Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará). Paralelamente às atividades em homenagem ao Dia da Criança, a Adpec procura chamar atenção para a campanha Paternidade Consciente, que visa conscientizar a população sobre o atendimento gratuito de reconhecimento de paternidade.

Para a tesoureira e representante da Associação Povo de Deus, Lucimeire Ribeiro, a campanha da Adpec é necessária por conta de um cenário preocupante em todo o Estado e que pode ser representado pela realidade da comunidade do Serviluz. “Por incrível que pareça, ainda é uma realidade em nossa comunidade a questão das crianças sem documentação ou sem o pai no registro. Acho que falta informação para essas famílias. Por isso acho o trabalho dos defensores muito importante. Precisamos de ainda mais defensores”, diz.

O defensor público e servidor do Núcleo Descentralizado da Defensoria Pública no Mucuripe, Tiago Filgueiras, destaca o procedimento de solicitação de reconhecimento de paternidade. “Se a pessoa for menor de idade, a mãe deve procurar a Defensoria Pública. Se a pessoa for maior, ela mesma pode ir. Então nós chamamos o suposto pai para uma mediação. Se ele reconhecer a paternidade, enviamos um ofício ao cartório para que seja feita a alteração do documento de registro, incluindo o nome dele e dos avós paternos. Caso o pai não reconheça voluntariamente, encaminhamos o caso ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen)”, diz Tiago.

A partir daí, o suposto pai é contatado e é feito um exame de DNA. Tiago afirma que, com o resultado, na maioria dos casos o homem reconhece a paternidade. “Mas se ele se negar ou simplesmente não for ao laboratório fazer o teste, nós entramos com ação de investigação de paternidade e, caso ele não compareça judicialmente na ação de investigação, a Lei determina que sua ausência faz prova contra ele”, diz. Ao final do processo, o suposto pai é declarado pai pelo fato de não ter comparecido. Ainda conforme Tiago, em termos de prazo, fracassando todas as tentativas extrajudiciais, o processo é concluído em cerca de seis meses.

A Associação Beneficente Povo de Deus é mantida através de doações. Quem quiser colaborar com a associação pode entrar em contato com os números 87608191 ou 88566648.