Sem categoria

ADPEC CONCEDE HOMENAGENS E MARCA OS 15 ANOS DA DPGE

Em homenagem aos 15 anos de criação da Defensoria Pública do Estado do Ceará-DPGE, a ADPEC concedeu, na última sexta-feira, duas importantes condecorações: o Colar de Mérito, entregue ao Senador José Pimentel, e a Medalha de Mérito Profissional à Defensora Pública Nívea de Mattos Nunes. O evento ocorreu no Centro de Convenções do Complexo São Mateus.
O Colar de Mérito foi instituído pela ADPEC como forma de homenagear personalidades que realizaram relevantes serviços para a Defensoria Pública. Já a Medalha de Mérito Profissional homenageia o defensor público por sua atuação em prol da cidadania, da classe dos defensores públicos e da Defensoria Pública no Ceará.
A escolha dos agraciados, de acordo com o presidente da ADPEC, Adriano Leitinho, se deu pelo reconhecimento – de toda a categoria dos defensores públicos e da própria entidade – às grandes contribuições para a Defensoria Pública do Ceará e, também, para a Defensoria Pública do país, seja no campo político ou na própria atividade profissional. “O senador Pimentel está sendo homenageado não só por nós, mas por todos os defensores do Brasil, que terão uma dívida eterna para com ele, no tocante ao seu projeto que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal, permitindo autonomia à defensoria públicas do país. E a nossa primeira Defensora Pública Geral do Estado, a Dra. Nívea, pelo grande trabalho que desempenhou desde a criação da Defensoria Pública no Ceará, e que ainda vem dando grandes contribuições para nós defensores e a Defensoria Pública”, afirmou.
A entrega das honrarias foi feita pelo presidente Leitinho – ao senador Pimentel – e pelo defensor Carlos a defensora pública Nívea de Mattos Nunes.

Compromisso
O senador Pimentel agradeceu a homenagem e destacou o fortalecimento das defensorias públicas, no Ceará e em todo o Brasil, entre os compromissos do seu mandato. Disse ainda que vai retribuir a homenagem com muito trabalho. “Estamos conversando com as principais lideranças da Câmara dos Deputados para que o Projeto de Lei que fortalece as Defensorias seja aprovado muito em breve. Queremos chegar em 2013 com uma nova conquista para as defensorias”, disse Pimentel.
A defensora Nívea de Mattos ressaltou a homenagem como a mais importante de sua carreira. “Essa comenda tem um valor inestimável, durante minha vida profissional eu recebi algumas, mas nenhuma dos meus pares, e essa está partindo da minha entidade classista, que foi através dela que nós conseguimos a constitucionalização da Defensoria Pública. Uma conquista que impulsionou todas as outras. Nenhuma naquela época seria mais importante para nós do que essa”, declarou.
Para o vereador Guilherme Sampaio, também presente à solenidade, as homenagens “são mais do que justas, pelo comprometimento e luta dos dois servidores públicos para o fortalecimento e ampliação da defensoria e consequentemente pela justiça social no Ceará”, afirmou.
Também estiveram presentes à solenidade, a Defensora Pública Maria Paula Barreira, representando a Defensora-Pública Geral, Andréa Coelho. O secretário adjunto e corregedor geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE), Ricardo Bacelar, representando a OAB, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Francisco Freitas Cordeiro.