A Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará-ADPEC encaminhou, nesta quarta-feira, 8, ofício ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará solicitando que a proteção reivindicada pelos magistrados que atuam nos fóruns do Interior do Estado seja estendida aos defensores públicos que trabalham nestes locais.
O ofício vem se juntar ao documento que juízes enviaram ao TJCE pedindo mais segurança nas comarcas do Interior, após o episódio de Guaraciaba do Norte, quando, no dia 27 de janeiro último, um homem armado invadiu o fórum e disparou três tiros contra a sala de audiência. Naquela ocasião, o defensor Francisco Edilson Loiola estava trabalhando no local.
“Considerando que o atentado a um Juiz de Direito é um atentado a todo o Sistema de Justiça e que defender a segurança da magistratura é salvaguardar e zelar pela efetivação dos fundamentos do Estado Democrático de Direito”, diz o ofício, para finalizar apresentando a “solidariedade ao pleito da Associação Cearense dos Magistrados, bem como solicitar que tal proteção e atenção sejam estendidas aos Defensores Públicos”.
“Buscamos assegurar a integridade física dos defensores, uma vez que já tivemos o caso concreto de violência, quando, em 1994, em Cascavel, o defensor Valder Limaverde foi assassinado por um réu em uma ação de alimentos por ele ajuizada”, ressalta Roberta Quaranta, presidente em exercício da ADPEC.
ADPEC envia ofício ao TJCE solicitando segurança nos fóruns
09
fev