A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), representada por sua presidenta, Kelviane Barros, prestigiou a entrega da Medalha Iracema na noite desta quinta-feira (18/04).
Realizada no Teatro São José, a comenda promovida pela Prefeitura de Fortaleza homenageou importantes personalidades que contribuem com suas atuações para o desenvolvimento e a valorização da capital cearense.
Os homenageados de 2024 foram o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos; a empresária Maria Consuelo Leão Dias Branco; o arquiteto, compositor e poeta Fausto Nilo Costa Júnior, e a bailarina e diretora geral do Instituto Katiana Pena, Katiana Pena Morais.
“Este momento traz consigo uma emoção ímpar, pois estamos presenciando a valorização de histórias diversas. Todos os homenageados merecem os aplausos pois contribuem para a nossa cidade e a nossa população”, afirmou Kelviane Barros.
Saiba mais sobre os homenageados:
Teodoro Silva Santos
Teodoro Silva Santos, originário de Juazeiro do Norte, tornou-se o quinto cearense a assumir o cargo de magistrado no Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Ingressou na Academia da Polícia Militar, alcançando a graduação de sargento, seguiu os estudos de Direito na Universidade de Fortaleza (Unifor), onde hoje atua como professor de Processo Penal. Além disso, desempenhou funções como delegado de polícia em Rondônia, promotor de justiça do Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) e desembargador no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE).
Maria Consuelo Saraiva Leão Dias Branco
Maria Consuelo Saraiva Leão Dias Branco, Presidente do Conselho de Administração da M. Dias Branco, também figura entre os homenageados. Sua história se entrelaça com a de Fortaleza, onde ela cresceu e conheceu seu esposo, Ivens Dias Branco, um dos fundadores da M. Dias Branco. Ao longo de sua trajetória, Consuelo dedicou-se ao apoio a diversas entidades do terceiro setor, incluindo o Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON) e a Associação Profissional dos Cegos, além do Lar Torres de Melo, entre outras iniciativas.
Fausto Nilo Costa Júnior
Originário de Quixeramobim, Fausto Nilo Costa Júnior mudou-se para Fortaleza aos 11 anos. Hoje conta com uma vasta lista de composições, que foram interpretadas por renomados artistas como Fagner, Ednardo, Gal Costa, Ney Matogrosso, Chico Buarque, Elba Ramalho e Dominguinhos. Além de sua contribuição para a música, Fausto também é graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Katiana Pena
Katiana Pena, natural e criada no Bom Jardim, é a fundadora do Instituto Katiana Pena (IKP), cuja atuação em 2023 resultou no benefício de 940 alunos.