Nesta segunda-feira, 27 de fevereiro, a Assembleia Legislativa do Ceará realizou solenidade em comemoração aos 91 anos do direito ao voto feminino no Brasil. Na oportunidade, a presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Kelviane Barros, esteve presente, representando a entidade e prestigiando o momento.
“A sessão solene teve um peso simbólico para todas as mulheres que constroem esse país e cumprem seus papéis de cidadãs. Além de comemorar e reafirmar um histórico não tão distante de conquistas para o gênero feminino”, afirma Kelviane. A iniciativa foi da deputada estadual Jô Farias (PT).
Assegurado pelo Código Eleitoral de 1932, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, o direito das mulheres a exercer o voto foi uma conquista de reivindicações populares feministas e do movimento sufragista, durante o século XIX. Após 91 anos do feito, as mulheres são a maioria dos eleitores aptos a votar no país, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Durante a sessão, foram homenageadas personalidades da política cearense, como a ex-governadora Izolda Cela Arruda Coelho; a ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luíza Fontenele; a professora e ex-secretária de Educação Municipal de Boa Viagem, Maria Dias Cavalcante Vieira; a professora, ex-presa política e ex-vereadora Rosa Maria Ferreira da Fonseca (in memoriam); a ativista na luta contra a violência contra a mulher, Maria da Penha Maia Fernandes; a advogada Raquel Andrade dos Santos e a jornalista Maria de Fátima Bandeira de Paula