Artigos, Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

Artigo de Angélica Bezerra | Envelhecer é inevitável, incluir é indispensável

Envelhecer é um caminho inevitável, porém isso poderá acontecer de uma maneira mais saudável, ativa e feliz com a inclusão do idoso na sociedade. Ao longo dos anos temos testemunhado um grande aumento da longevidade da população e do anseio de uma notável melhora na expectativa de vida, o que destaca a urgência de implementar atividades inclusivas para os idosos em diversos setores.

Essa iniciativa é essencial para fomentar uma sociedade genuinamente justa e equitativa. À medida que envelhecemos, enfrentamos desafios únicos e é essencial reconhecer a contribuição valiosa que os idosos podem oferecer com a experiência acumulada ao longo da vida. A inclusão proporciona um senso de pertencimento e dignidade aos idosos, fortalecendo os laços intergeracionais e promovendo um respeito mútuo entre os jovens e idosos.

Entretanto, para garantir a esse grupo maior inclusão, se faz necessário implementar políticas públicas com programas de conscientização da sociedade, por meio de cursos dedicados a combater o etarismo, que devem ser desenvolvidos para mudar estereótipos negativos associados ao envelhecimento, promover uma cultura de respeito e valorização dos idosos.

Incentivar oportunidades de aprendizado ao longo da vida com sua participação em diferentes setores da educação, cultura, arte e mercado de trabalho, programas de empregos flexíveis e acessíveis, assim como espaços de convívio inclusivos, são medidas práticas que podem contribuir significativamente para a efetiva participação do idoso na sociedade.