O termo democracia origina do grego e tem como semântica “poder do povo”. O Dia da Democracia no Brasil é celebrado em 25 de outubro, memorizando a morte do jornalista Vladimir Herzog ocorrida sob tortura em 25 de outubro de 1975 durante a Ditadura Militar. O restabelecimento da democracia no Brasil é uma das conquistas mais importantes da história nacional, merecendo destaque público para reiterar a importância da atuação de representantes jurídicos escolhidos diretamente pela população.
O voto direto, secreto, universal e periódico é resultado positivo de anos de luta contra a repressão e a busca por igualdade de direitos entre a população, independentemente de classe social, gênero, idade e raça. A Constituição Federal de 1988 é sem dúvidas um marco no processo de estabelecimento da democracia brasileira, onde são descritos os direitos e deveres dos cidadãos, garantindo o pleno exercício da justiça por meio dos representantes legais nos órgãos públicos, sejam eles deputados, senadores, defensores ou o presidente da república. Com a democracia, a voz do povo pode ser amplificada e seus representantes conseguem atender às suas demandas.
O Brasil avança gradativamente em direção a se tornar um país mais igualitário, com cidadãos representados em diversos setores da justiça e assegurados pelo Estado Democrático de Direito. Sem a democracia não seríamos capazes de governar um país de dimensões territoriais continentais de maneira respeitável, buscando tomar decisões em prol do bem-estar geral da nação e isentas de injustiças, repressões ou desigualdade, ainda que o sistema esteja em constante progresso.