Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

As dificuldades da falta de acessibilidade para pessoas com deficiência física

Imagine ter uma vida cercada por dificuldades de inclusão. Inacessibilidade em transportes públicos, instituições de ensino sem profissionais adaptados para o seu aprendizado, dificuldade de inserção no mercado de trabalho e até mesmo em se locomover em diversos locais. Assim é a vida de pessoas com deficiência física no Brasil. Ainda que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) essa população seja de mais de 18,6 milhões de brasileiros, nosso país carece no que diz respeito à inclusão.

Quando falamos em acessibilidade para pessoas com deficiência física, a primeira coisa que nos vem à mente são as rampas de acesso, mas a acessibilidade vai muito além disso. Quantas escolas e universidades públicas dispõem de ensino utilizando a Linguagem Brasileira de Sinais ou mesmo conteúdo adaptado em Braile? A inacessibilidade a um ensino de qualidade dificulta a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho. Calçadas com piso tátil são raras de serem encontradas na maioria das cidades do país e o sistema de transporte público acessível é extremamente precário, com falhas mecânicas nos elevadores e poucos veículos adaptados disponíveis.

As tentativas existentes são falhas e pouco está sendo feito para que uma mudança seja realizada efetivamente. Os defensores devem trabalhar juntos, em paralelo com a população, para a inclusão de pessoas com deficiência física em suas demandas e assegurar que seus direitos básicos não sejam interrompidos pelo déficit advindo da administração pública.