Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias, Publicações

#BalançoGestão – 2021 / 2022 | Luta pelas melhorias e isonomia de subsídios da categoria

Sempre em busca de melhorar a qualidade do trabalho de defensores e defensoras, entre os anos de 2021 e 2022, a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) enviou diversos ofícios para instituições com o intuito de atender às diversas demandas da categoria e solicitações em benefício da população assistida.

Dentre as solicitações estava o requerimento referente a retomada do trabalho presencial, apenas quando as Defensoras e os Defensores Públicos estivessem imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid-19. Andréa Coelho, presidenta da ADPEC, reforçou que a saúde dos profissionais não poderia ser posta em risco. “As demandas conseguiriam ser viabilizadas mesmo que através do remoto. Mais importante, acima de tudo, seria preservar a segurança e a saúde de nossos defensores e defensoras”, ressaltou.

Além disso, foi encaminhado à DPGE, o pleito da categoria, pela implementação da tão sonhada isonomia de subsídios ainda para o ano de 2022, e foi destacado pela Associação que a diferença em relação às demais carreiras jurídicas (MP e Judiciário) possuía uma diferença de apenas 5,09%.

Também foi encaminhado um ofício para a Defensora Geral do Estado, Elizabeth Chagas, juntamente com minuta de proposta de projeto de lei prevendo a criação, em prol de Defensoras e Defensores Públicos, da licença compensatória, que poderia ser indenizada em pecúnia, para o exercício de atividade extraordinária.

Para Andréa Coelho, cada uma dessas solicitações revela a preocupação da Associação com a dignidade e qualidade do exercício profissional da categoria. “As lutas serão permanentes, visto que diariamente nossos defensores(as) se doam com plenitude em prol de atender as necessidades da população. Logo, nosso dever também será sempre o de garantir o melhor para eles”, enfatizou.