Sem categoria

Ceará: defensores são homenageados em dia histórico

Um dia histórico para a Defensoria Pública e para os defensores públicos do Ceará. Assim pode ser definida a sessão solene realizada na última quarta-feira, 3 de junho, pela Assembléia Legislativa em homenagem ao Dia Estadual da Defensoria Pública. Requerimento dos deputados Júlio César e Heitor Férrer, a sessão homenageou as defensoras públicas do Ceará Amélia Rocha, diretora do Centro de Estudos Jurídicos; Angélica Mendes Bezerra, sub-defensora geral; Francilene Gomes, defensora-geral; Mariana Albuquerque presidente da Associação de Defensores Públicos e Rosane Magalhães, secretária executiva da Defensoria do Ceará.
A placa de homenagem oferecida a Francilene Gomes foi entregue pelo deputado federal Mauro Benevides e a placa de Mariana Albuquerque pelo governador Cid Gomes, duas grandes autoridades que têm demonstrado comprometimento com o fortalecimento da Defensoria em níveis local e nacional. Em seu discurso, o governador ressaltou seu compromisso de continuar trabalhando pelo fortalecimento da Defensoria Pública, pois esta é uma forma de fortalecer o povo que o elegeu.

O governador afirmou que a Assembléia Legislativa é lugar propício para se homenagear a Defensoria Pública. “Nesta casa, onde se reúnem os mais legítimos representantes do povo, me parece bastante apropriada para se falar o que significa justiça e cidadania”, ressaltou.

Cid Gomes também enfatizou o apoio do Executivo aos defensores. “No Governo do Estado, temos bem clara essa visão e alimentamos total convicção de que o defensor público é um aliado em nossa tarefa de prover o bem-estar da população. E bem-estar não implica somente a saúde, a educação, a moradia e o emprego, mas, também, como item de primeira necessidade na cesta básica da cidadania, implica prover a justiça”, afirmou.

Já o deputado Heitor Férrer (PDT) enfatizou o apoio que os defensores públicos recebem da Assembléia, pois segundo ele as matérias da Defensoria são aprovadas com muita rapidez porque o fortalecimento da categoria e dos defensores públicos é unanimidade para os deputados estaduais. Deputado de oposição ao Poder Executivo na Assembléia, o deputado Heitor Férrer reconheceu a valorização da Defensoria Pública, promovida pela atual gestão do Governo do Estado. Segundo ele, Cid Gomes conseguiu para os trabalhadores da Defensoria Pública, em dois anos, o que eles com anos de luta não conseguiram.

No Congresso Nacional, mais um grande nome em apoio da categoria: o deputado federal Mauro Benevides, aplaudido de pé na solenidade.

Ainda na ocasião, o governador do Ceará Cid Gomes e o deputado federal Mauro Benevides (PMDB) foram os pioneiros em receber a comenda do Mérito da Defensoria Pública, que foi instituída em 2009 para homenagear personalidades ou instituições que tenham prestado relevantes serviços e contribuído para o fortalecimento e valorização da Defensoria.
Fonte: Associação dos Defensores Públicos do Ceará