O Defensor Público Rafael Piaia, natural de Chapecó – Santa Catarina, recebeu nesta semana o título de cidadão sobralense pela sua excelente atuação no município de Sobral e por ser considerado um verdadeiro cidadão desse município. Rafael Piaia iniciou sua trajetória em Sobral no ano de 2018 quando chegou ao local e foi destinado para o núcleo de petições iniciais, o qual permanece até os dias de hoje. O Defensor também participa de diversas comissões e contribui em diversas ações importantes para o município. A indicação para receber o título de cidadão sobralense foi feita pelo vereador Rogério Arruda e, para que fosse de fato consolidada, o Defensor Público Rafael Piaia precisou preencher diversos requisitos importantes para almejar essa conquista.
Dentre os outros trabalhos realizados pelo Defensor no Município, está sua atuação como membro suplente do Conselho Municipal de Direitos Humanos. Destaque também para sua participação em projetos como “Defensoria em Movimento”, que é um mutirão para auxiliar pessoas que desejam alterar o seu nome e o seu gênero em cartório. Rafael Piaia também compõe a Comissão de Intervenção da Santa Casa de Sobral, hospital público de referência na região norte. Como membro dessa Comissão, participou, em dezembro de 2022, de audiência pública Câmara dos Vereadores sobre intervenção no hospital e foi nesse mesmo evento que recebeu a indicação do vereador Rogério Arruda para ter o título de cidadão sobralense.
De acordo com o Defensor Público Rafael Piaia, esse título demonstra o carinho com que a população sobralense recebe quem veio para a cidade. “Sempre fui recebido de braços abertos por todos os amigos da Defensoria Pública de Sobral e também por aqueles amigos que fiz no dia a dia. Sobral me recebeu como um verdadeiro filho dessa cidade, e é assim que hoje me considero. Inclusive, trouxe meus familiares nesse mês de comemoração dos 250 anos de Sobral para que possam perceber os encantos e como me sinto pertencente à essa cidade. É uma honra receber esse título”, disse.