Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

Dia da celebração da criação IBGE: instituto essencial para o desenvolvimento socioeconômico do país

Considerado um Instituto fundamental para o Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é um órgão federal brasileiro vinculado ao Ministério da Economia, criado com o objetivo de coletar, analisar e divulgar dados estatísticos sobre o território brasileiro e a sua população, sendo o responsável também pela realização de levantamentos e estudos ambientais, socioeconômicos e cartográficos do Brasil, como o Censo Demográfico. Apesar do IBGE ter sido fundado oficialmente no dia 29 de maio de 1936, o dia 6 de julho faz referência ao lançamento do Decreto de Lei nº 24.609 de 1934 que institui a criação do órgão. A ADPEC parabeniza essa importante instituição pela sua criação.

Vale ressaltar que é por meio do IBGE que todas as informações, sendo elas os indicadores e os estudos sobre o território brasileiro, bem como as estatísticas populacionais e geográficas, são repassadas para os órgãos públicos competentes e também para alguns órgãos privados para que consigam avaliar as melhores estratégias de desenvolvimento para o Brasil.

De acordo com a Defensora e vice-presidente da ADPEC, Aline Miranda, é necessário frisar o trabalho do IBGE na elaboração de pesquisas e de políticas públicas. “Por meio das pesquisas e dos indicadores socioeconômicos divulgados pelo IBGE, é possível fazer o direcionamento de políticas públicas e estratégias de desenvolvimento para determinadas localidades ou parcelas específicas da população brasileira, principalmente aquelas mais vulneráveis, cuja necessidade é identificada. Esse é um trabalho muito importante, até mesmo para nós Defensores Públicos porque precisamos entender mais sobre a população da região que atuamos, por exemplo. Parabenizo, em nome da ADPEC, esse excelente Instituto pelos relevantes serviços prestados ao longo desses anos e desejo que o IBGE possa se aprimorar ainda mais em suas pesquisas”, disse.