Discursos

Discurso de Posse da Vice-Presidente (Biênio 2021-2022)

Bom dia a todos que participam deste momento, em especial as defensoras e defensores públicos do estado do Ceará

Hoje somos empossados solenemente, por meio virtual em face da grave situação de pandemia que assola a humanidade, neste ocasião lamento cada vida perdida.

Ao assumir mais uma vez um compromisso com nossa Adpec quero lembrar  a cada associado que nossa busca incessante pela valorização da carreira exige o resgate de nossa esperança, mas uma esperança pragmática e participativa que nos impulsione a reconstruir caminhos para a efetivação dos pleitos da classe.

Temos ciência das dificuldades e dos obstáculos que precisamos contornar,  mas acredito que são nos momentos de crises que as mudanças de postura se impõem e que nossa força ressurge.

Somos uma classe cuja função institucional incorre na emancipação cidadã  de grande parcela da população cearense, garantindo acesso a direitos, contudo nossa atuação não se consubstancia numa atividade franciscana nem num sacerdócio com renúncias de nossas prerrogativas constitucionalmente asseguradas.

A legitimidade na busca de nossos direitos é diretamente proporcional a grandeza e a exigibilidade de nossos deveres.

Nós acreditamos no espírito de luta desta carreira  que tenho a imensa honra de fazer parte há quase 18 anos, e é nesta crença construída pela labuta diária que encontramos os direcionamentos, elegemos  prioridades, e nos insurgimos a controles de qualquer natureza, pois somos conduzidos, unicamente pelos anseios de nossas associadas e nossos associados.

E é bom que sejamos independentemente persistentes, mesmo num cenário desafiador e até desolador.

E fazendo minhas, neste momento, as palavras de um escritor que desafiou as dificuldades de seu tempo,  conclamo: “Sejamos incontroláveis então… e que a gente não desista porque ninguém acredita.”

Esta frase encontrou significado na vida do  maior escritor negro de todos os tempos, o brasileiro Machado de Assis ” e encontra sentido em minha fala e em nossos sentimentos.

Muito obrigada!!

Sandra Moura de Sá