Conteúdos Adpec, Defensores em Ação, Destaques Inicial, Minha História, Nossa Luta, Notícias, Publicações

HOMENAGEM: Conheça a história do Defensor Jussier Pires Vieira

Bacharelado na Federal em 1972, com vários cursos em Direito, participação na Escola Superior de Ministério Público, hoje vamos contar a trajetória do Defensor Jussier Pires Vieira, que se aposentou recentemente após uma brilhante trajetória na Instituição. O Defensor passou em diversos concursos como magistratura do Ceará, Ministério Público do Ceará, Polícia Federal, mas foi na Defensoria que fincou mais de 41 anos da sua vida.

[ADPEC] Conta um pouco da sua trajetória na Defensoria Pública

[DEFENSOR JUSSIER] Estive na Defensoria por 41 anos, fiz diversos concursos, mas foi na Defensoria Pública que me encontrei. O único concurso que fiz e desejei mesmo foi a Defensoria Pública, porque sempre quis fazer parte dessa instituição.

[ADPEC] Na sua opinião, qual a importância do Defensor para a sociedade?

[DEFENSOR JUSSIER] A Defensoria Pública é essencial para a sociedade e o seu conjunto, principalmente no que tange ao atendimento da população mais vulnerável que necessita dos serviços da Defensoria Pública.

[ADPEC] Qual foi seu sentimento ao receber o convite de homenagem da ADPEC?

[DEFENSOR JUSSIER] O meu sentimento em relação a essa homenagem, honestamente, é justo. Todos os demais colegas e eu vivemos e nos dedicamos exclusivamente à Defensoria Pública. Acredito que quando você entra para a DP, você tem que se dedicar exclusivamente à ela, então desde minha juventude, que foi dedicada ao concurso da Defensoria, estive sempre dedicado à instituição.

[ADPEC] Qual a importância da ADPEC para os Defensores?

[DEFENSOR JUSSIER] Muito importante, afinal toda classe deve ter uma representação com o objetivo de preservar os interesses e prerrogativas dos Defensores na sua função perante o Poder Judiciário.