Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

I Simpósio da Diversidade aconteceu nos dias 29 e 30 de junho e contou com o apoio da ADPEC, Faculdade Ari de Sá e Secretaria da diversidade do Governo do Estado

O I Simpósio da Diversidade promoveu importantes discussões sobre os desafios, as conquistas e as perspectivas futuras da comunidade LGBTQIAPN+. A organização desse momento foi realizada pela Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Faculdade Ari de Sá e Secretaria de Diversidade do Governo do Estado do Ceará. A primeira edição teve a temática “Orgulho em debater” e criou um espaço aberto para a troca de conhecimentos, experiências e perspectivas sobre temas diversos. Durante dois dias intensos, os participantes terão a oportunidade de se envolver em palestras enriquecedoras, mesas redondas envolventes e debates instigantes.

A temática é essencial para visibilizar a realidade de violência que muitos integrantes da comunidade LGBTQIAPN+ enfrentam diariamente. “O Ceará está entre os Estados brasileiros que apresentaram um aumento no número de violações de pessoas LGBTQIAPN+. Contudo, não devemos analisar essa realidade como apenas dados recortados de uma sociedade imutável. É necessário buscar, diariamente, combater toda e qualquer forma de violação dos direitos humanos. Precisamos ter um olhar enérgico e resolutivo, não pensando apenas no futuro, mas na mudança que precisa acontecer no presente. Os defensores e defensoras são ferramentas fundamentais para ajudar na efetivação de direitos e na exaltação da voz de muitos que são silenciados”, pontua Kelviane Barros, presidenta da ADPEC.

A informação também é um mecanismo de enfrentamento para essa realidade e trazer temas fundamentais para a sociedade é essencial. O simpósio contou com a presença de renomados especialistas e ativistas que contribuíram para os diferentes tópicos abordados.

Confira as fotos do Simpósio no Flickr da ADPEC.