Destaques Inicial, Notícias, Publicações

Lançamento da Campanha Nacional: “ONDE HÁ DEFENSORIA, HÁ JUSTIÇA E CIDADANIA”

Lançamento da Campanha Nacional: "ONDE HÁ DEFENSORIA, HÁ JUSTIÇA E CIDADANIA"

A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), com apoio das Associações Estaduais, como ADPEC, e do DF, o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais (CONDEGE) e Defensorias Públicas Estaduais e do DF lançam, no próximo mês de maio, a Campanha Nacional 2022 com tema central “ONDE HÁ DEFENSORIA, HÁ JUSTIÇA E CIDADANIA”. Neste ano, a campanha tem como objetivo marcar a Instituição como referência de acesso à justiça e garantia de cidadania às pessoas em situações de vulnerabilidade.

Segundo a ANADEP, a ação seguirá duas linhas de sensibilização. A primeira destacará os serviços prestados pelas defensoras e defensores públicos às pessoas necessitadas que precisam de auxílio para garantia dos seus direitos e resolução de conflitos. Como exemplo, a Defensoria Pública Estadual e Distrital realizou mais de 15 milhões de atendimentos jurídicos em todo o país, só no ano de 2021.

Já a segunda linha, abordará a necessidade de fortalecer os aspectos estruturantes da Defensoria Pública. Para a Instituição, é importante assegurar melhoria dos orçamentos destinados ao órgão para aprimoramento da estrutura material e física das sedes, romper o ciclo de evasão de profissionais, aumentar o número de concursos públicos e alcançar ampla expansão territorial.

Para a presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Ceará (ADPEC), Andréa Coelho, a iniciativa “reforça a importância de refletir sobre o exercício dos profissionais quanto à defesa dos direitos dos mais vulneráveis, bem como a diligência em debater acerca das atividades de aprimoramento em relação ao trabalho de defensoras e defensores”.

Com previsão para a primeira semana de maio, o lançamento da Campanha Nacional acontecerá em Brasília. Junto com o evento, será realizado um calendário de atividades durante todo o mês. Também chamado de “Maio Verde”, o período contará com atendimentos à população, sessões solenes em homenagem ao Dia do(a) defensor(a) público(a), palestras, iluminação de monumentos na cor verde (cor da Defensoria Pública), publicação de artigos na grande imprensa, propagandas em emissoras de rádio e televisão, entre outras ações.