Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

Luis Fernando de Castro e Sâmia Farias participam de debate para cargo de Defensor(a) Público(a) Geral da Defensoria Pública do Estado do Ceará; confira

O debate entre os candidatos para o cargo de Defensor(a) Público(a) Geral da Defensoria Pública do Estado do Ceará aconteceu na última terça-feira (03) no complexo das comissões na Assembleia Estadual do Ceará (Alece). Luis Fernando de Castro representou a candidatura “Unir para fazer mais” e Sâmia Farias a candidatura “Para a Defensoria crescer junto com você”. 

Realizado de forma presencial nos auditórios 01 e 03 da Alece e transmitido ao vivo pelo YouTube, o momento contou com a exposição e defesa das ideias planejadas para o futuro da Defensoria Pública do estado por cada uma das candidaturas. O debate foi organizado com apresentação dos candidatos, realização de perguntas com tema livre enviadas para a ADPEC, perguntas entre os candidatos com direito a réplica e tréplica e considerações finais. 

O Programa de Trabalho do candidato Luis Fernando de Castro conta com 80 propostas que incluem redimensionar o diálogo com as Defensoras e Defensores Públicos, mediante gestão compartilhada, descentralizada e gabinete de portas abertas, e promover a atualização da legislação estadual da Defensoria Pública, adequando-a ao seu novo regime jurídico constitucional. 

Sâmia Farias, que está à frente do “Para a Defensoria crescer junto com você”, propõe em seu mandato ampliar o número de Núcleos Defensoriais no interior do estado, garantindo a atuação na defesa da mulher, e fortalecimento dos canais de acesso e comunicação com a sociedade civil. 

Presente durante o encontro, a presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, pontuou que o debate é fundamental para análise das propostas apresentadas e validação dos resultados positivos: “Esse momento de debate é de extrema importância para exercer o direito democrático ao voto. Assim podemos ouvir cada candidato e analisar suas respostas frente ao que esperamos da gestão futura. Ao promover esse debate a ADPEC reitera a sua atuação como associação em busca da democracia, trabalho que deve ser exercido dentro e fora da instituição”, afirma.