Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

Livro sobre processo penal e epistemologia jurídica escrito apenas por mulheres é lançado no STJ; defensora associada da ADPEC está entre as autoras

A obra coletiva “Os fatos no processo penal”, escrito exclusivamente por autoras mulheres, foi lançada no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 3 de outubro. O livro conta com prefácio da presidente do STJ, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, e foi coordenado por Janaina Matida e Lívia Moscatelli. Também estiveram presentes no lançamento a ministra Regina Helena Costa e o ministro Sebastião Reis Junior.

A produção científica objetiva uma maior igualdade e representatividade das mulheres em debates de temas importantes, mas que se tornam um espaço jurídico predominantemente masculino. O livro traz os principais desafios da prova penal e inclui contribuições inéditas, além de traduções essenciais no fortalecimento de um sistema jurídico, possibilitando um manejo adequado dos fatos.

Pelo Instagram, a defensora pública associada da ADPEC e uma das autoras do livro, Lara Teles, reforça algumas das temáticas abordadas na obra e a importância dessa discussão na sociedade: “Nós pesquisamos, estudamos e podemos falar e escrever sobre qualquer assunto, inclusive processo penal e epistemologia jurídica.”

Lara Teles, que escreveu sobre “Ensino jurídico e populismo criminológico: reflexos na valoração probatória”, destaca que “esse não é um espaço exclusivo dos homens! Nós sabemos falar sobre violência doméstica, feminicídio, direito de família, direitos da infância, mas não somente sobre isso!”.