Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

#Panorama | Evolução Pessoal dos Defensores Públicos apresenta percentuais inferiores comparado com evolução de profissionais de outros órgão do Sistema de Justiça

Durante Assembleia Geral Extraordinária, realizada no mês de agosto deste ano, foi apresentado o Relatório Técnico desenvolvido pela ADPEC “Panorama da Defensoria Pública do Estado do Ceará”, onde um dos tópicos esclarecidos foi a Evolução Pessoal dos Defensores Públicos ao longo do período. As informações estão disponíveis neste link nas páginas 12 a 15 do relatório.

Nos últimos anos, o número de Defensores teve um crescimento percentual interessante comparado com a variação populacional, porém os números da Defensoria Pública ainda estão deficitários, se comparados aos quadros de efetivo dos demais Órgãos do Sistema de Justiça Estadual, ou seja, Ministério Público e do Poder Judiciário, onde existem, respectivamente, 61 e 69 cargos a mais.

Do total de cargos existentes na Defensoria Pública, 25,4% estão disponíveis. Enquanto que no Ministério Público, por exemplo, esse número corresponde a 19,64%. O percentual de vagas é maior em números absolutos: 119 contra 100. A diferença pessoal fica mais evidente quando comparado ao quadro de apoio, já que no Ministério Público o número de servidores de carreira é 140 vezes maior que na Defensoria Pública; e 760 vezes menor se comparado ao quadro de servidores do Poder Judiciário.

Além disso, em pesquisa recente, 66,7% dos Defensores Públicos do Ceará foram entrevistados e classificaram o volume de trabalho sob sua responsabilidade como excessivo e muito excessivo. O relatório também mostra, no gráfico da página 15, que há uma discrepância na posição da Defensoria Pública no tocante a questão remuneratória. Os ganhos iniciais de um Defensor é 14% menor que dos integrantes das outras carreiras jurídicas, estando, ainda, em busca da justa equiparação com Promotores e Juízes.