Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias, Publicações

Presidenta da ADPEC participa do 1º Congresso Nacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em São Paulo

A ADPEC, representada por Kelviane Barros, esteve presente em um dos eventos mais esperados do ano, promovido pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), o 1º Congresso Nacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que ocorreu em São Paulo, nos dias 05 e 06 de setembro. O evento fez alusão à Campanha Nacional da ANADEP que trata em 2023 dos direitos das pessoas com deficiência, cujo lançamento foi realizado no dia 04 de maio, no auditório do Ministério dos Direitos Humanos, em Brasília.

A Associação Paulista das Defensoras e Defensores Públicos (Apadep) trabalhou a temática e participou de reuniões em conjunto com Núcleo Especializado dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (NEDPEID) e a Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (Edepe) para organizar o Congresso. O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Em pauta, diversas temáticas relevantes foram abordadas como o protagonismo e capacidade jurídica: apoios e o desafio da desproteção; avaliação biopsicossocial: a criação de um modelo único de avaliação da deficiência no Brasil; apresentação de redes e práticas exitosas da Defensoria Pública; apoios para efetivação do direito à educação da pessoa com deficiência; estruturação da rede SUS de atenção aos cuidados das pessoas com deficiência e doenças raras; política nacional de cuidados e o cuidar de quem cuida, além de uma mesa sobre autonomia, desinstitucionalização e moradia para vida independente. Na ocasião, defensores, médicos, professores, assistentes sociais e advogados renomados estiveram presentes ministrando as mesas. Para verificar a programação completa, clique aqui.

Segundo a presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, esse evento foi uma importante fonte de informação: “Essa é uma pauta que precisa sempre de uma atenção redobrada e esse tipo de iniciativa faz com que a gente conheça de perto a realidade das pessoas com deficiência, para que no futuro possamos auxiliar cada vez mais nos interesses e nas conquistas dessa população. Estou feliz e honrada em participar desse excelente evento”, disse.