Sem categoria

Solenidade de posse da diretoria da ADPEC

Senador Pimentel destaca apoio à luta dos Defensores pela derrubada do veto presidencial ao PLP 114

A Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará-ADPEC realizou, na última sexta-feira, 11, a solenidade de posse de sua diretoria para biênio 2013/2014, tendo na presidência a Defensora Pública Sandra Moura de Sá. O evento aconteceu no Centro de Convenções do Complexo São Mateus, Torre Saúde – Lobby, e contou com a presença de autoridades, como o Senador José Pimentel, a Secretária Estadual de Justiça e Cidadania e Defensora Pública, Mariana Lobo, a Defensora Pública Geral do Estado do Ceará, Andréa Maria Alves Coelho, o vice-presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos-ANADEP, Antônio José Maffezoli Leite, o presidente da Associação Cearense do Ministério Público, Rinaldo Janja, o Secretário Municipal de Segurança Pública e Defensor Público, Francisco José Veras, o representante da Rede Nacional de Advogados/as Populares (Renap), Rodrigo Medeiros, e a ouvidora da DPGE, Ana Virgínia Ferreira.

Após o discurso de despedida, o atual presidente, Adriano Campos Leitinho, passou o cargo para Sandra Sá. Os demais membros da nova diretoria foram apresentados e todos os empossados fizeram a leitura do Termo de Compromisso.

Em seu discurso, a nova presidente da ADPEC lembrou as conquistas da entidade ao longo de sua história, que contribuíram para os avanços da Defensoria Pública. Citou ainda a efetivação da autonomia plena da Defensoria e o tratamento igualitário com as demais carreiras do Sistema de Justiça, como metas a serem alcançadas pela classe.

Ressaltou, entre as ações da nova administração, o fortalecimento dos vínculos com os movimentos sociais. “Esta é uma das prioridades da nossa gestão, inclusive avançando na participação do Fórum Justiça, o qual visa à formação de um espaço democrático para aproximar os integrantes dos movimentos sociais, populares e o Sistema de Justiça, tornando este último mais humanizado e acessível aos vulneráveis e, desta forma, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa, livre e sem preconceitos”, observou.

Sandra Sá destacou a importância da integração entre os associados que atuam em todo o Estado, e citou o colega carioca, Cléber Francisco Alves, que afirma ser “da elevada capacitação profissional do Defensor Público e do seu zelo funcional que dependem o sucesso da Defensoria Pública e a efetiva e eficaz defesa dos interesses dos assistidos”. Portanto, concluiu a presidente da ADPEC, “cuidar do Defensor, fortalecer a sua associação é vital para a nossa instituição”.

A presidente mencionou ainda ainda a luta dos Defensores Públicos pela derrubada do veto presidencial ao Projeto de Lei 114, que proporcionará liberdade orçamentária à Defensoria Pública. Para ela, o veto foi um ato “tão inesperado quanto desleal. Levamos um duro golpe e estamos irresignados”. Reforçou a participação da ADPEC na mobilização nacional coordenada pela ANADEP, no dia 6 de fevereiro, em Brasília, pela derrubada do veto.

Em seu discurso, o senador José Pimentel foi enfático ao atribuir o veto presidencial ao PLP 114, em 19 de dezembro, à pressão do Colégio de Governadores. Afirmou que os governantes estaduais foram pedir o veto do projeto à Presidente. Lembrou ainda que isso não é novidade e que em lutas passadas, e vencidas pela instituição, a mesma resistência ocorreu. Ao finalizar, o parlamentar reforçou o seu apoio à luta dos Defensores: “Não devemos nunca nos deixar abater”.

Sem categoria

Solenidade de posse da diretoria da ADPEC

Às 18 horas de hoje, no auditório do Complexo São Mateus (Torre Saúde), na Avenida Santos Dumont, em Fortaleza, solenidade de posse da diretoria da Associação dos Defensores Públicos do Ceará (Adpec).

Site Direito-CE
http://www.direitoce.com.br/solenidade-de-posse-da-diretoria-da-adpec/