Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Livros, Notícias, Publicações

5 dicas de filmes, documentários e livros para Defensores Públicos

O papel do defensor público conta com uma grande responsabilidade social, exigindo dos profissionais de direito além de um amplo conhecimento técnico jurídico, um senso de empatia com a população, o que pode ser desenvolvido por meio do repertório sociocultural construído durante a carreira.

Diante disso, a defensora pública Aline Miranda trouxe 5 dicas de documentários, filmes, curtas e livros que abordam temas de relevância social e trazem para os defensores públicos uma visão mais sensível da realidade humana:

Ilha das Flores

“Ilha das Flores” é um curta-metragem de apenas 13 minutos, mas que impacta os espectadores com temas fortes como o consumismo, a desigualdade social, a fome e a pobreza. A obra faz uma comparação entre seres humanos e porcos, trazendo uma visão de que pessoas em situação de extrema pobreza são negligenciadas pelas políticas públicas ao ponto de estarem um nível abaixo dos animais.

The Story of Stuff

O documentário animado em formato de curta dura 20 minutos e ao longo de sua narrativa ilustra todo o processo de produção de uma mercadoria, a falsa sensação de necessidade das pessoas que o consomem e como seu descarte pode afetar o meio ambiente. Fazendo uma crítica ao consumismo e a maneira que o lixo é tratado na sociedade, “The Story of Stuff” traz um questionamento sobre o papel de cada um na preservação do planeta.

Freenet

Lançado em 2016 mas ainda super atual, o documentário “Freenet” aborda a consciência de classe, fazendo reflexões sobre o uso e acesso da internet. A obra questiona sobre o quanto somos realmente livres na internet para acessar conteúdos e nos expressarmos, até que ponto a privacidade dos usuários está garantida e quem está por trás desse sistema.

Laudate Deum

“Laudate Deum” é uma obra lançada em outubro de 2023 pelo Papa Francisco. Ao longo de 73 parágrafos o líder da Igreja Católica traz reflexões sobre como o ser humano é responsável pelas mudanças climáticas que o planeta enfrenta atualmente, a culpabilização injusta da população mais pobre e a reiteração de que os humanos fazem parte da natureza e é nosso papel preservá-la.

Relatos Selvagens

O filme argentino “Relatos Selvagens” reúne seis histórias diferentes que acabam se interligando pela busca de vingança pelos personagens, o que os coloca em uma situação iminente de perder o controle.