Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias, Publicações

#BalançoGestão – 2021 / 2022 | Um Panorama da Defensoria Pública no Estado do Ceará e Mapa da DPCE

A associação lançou, em 2021, um material intitulado de “Um Panorama da Defensoria Pública no estado do Ceará” e ele faz menção a quantidade de Defensores(as) Públicos(as) que existem atualmente no Ceará e compara com outras carreiras do judiciário. Nele foi possível constatar o déficit considerável existente no preenchimento de vagas para a categoria.

Esse material foi divulgado para a classe política, durante reuniões com a Associação, tanto no Ceará como em Brasília. Ele também foi apresentado para a então Vice-Governadora, Izolda Cela; para a Secretária da Fazenda (SEFAZ), Fernanda Pacobahyba; Procuradora-Geral do Estado do Ceará, Antonia Camily Gomes; Procurador-Geral Executivo de Contencioso Geral e Administrativo, João Renato Cordeiro; dentre outros. Ele também estampou matérias em jornais impressos e digitais. A disseminação do conteúdo foi de extrema importância para pontuar as problemáticas mais urgentes da Defensoria Pública do Ceará.

De acordo com a presidenta da ADPEC, Andrea Coelho, “este panorama possibilitou uma ampla visualização do trabalho da Defensoria no nosso Estado. Ele foi essencial para apresentar as autoridades competentes projetos de mudanças e melhorias para a categoria”.

Mapa da Defensoria Pública do Estado do Ceará: a comunicação da ADPEC elaborou um documento que demonstra a atual situação das Defensoras e dos Defensores Públicos. No material foi possível demonstrar a discrepância da média orçamentária da Defensoria Pública em comparação às demais instituições ligadas ao judiciário. Nele também foi possível demonstrar o déficit de profissionais da categoria.