Sem categoria

Campanha “Mulheres, Nós Defendemos” no bairro Mucuripe

Cerca de trezentas pessoas devem participar de mais uma ação dentro da Campanha “Mulheres, Nós Defendemos” nesta sexta-feira, 13 de março, a partir das 8h, em frente ao Núcleo Descentralizado da Defensoria no bairro Mucuripe. Promovida pela Associação dos Defensores Públicos do Ceará e pela Defensoria Pública, a campanha se iniciou em março deste ano e prossegue durante o mês inteiro, com o objetivo de contribuir para efetivar os direitos das mulheres no Estado.
Durante o evento, serão distribuídos exemplares da cartilha “Mulheres, Nós Defendemos”, material produzido pela ADPEC e pela Defensoria para orientar as mulheres sobre seus direitos. Também haverá atendimento e orientação jurídica, realizados por cerca de dez defensores públicos, além de serviços paralelos, como oficinas de culinária, de maquiagem e de corte de cabelo e a apresentação de um ballet e de uma peça de teatro para mulheres, produzida pelo Centro Comunitário Luíza Távora, do Farol.
Segundo a responsável pela educação popular no Núcleo do Mucuripe, a defensora pública Erika Rodrigues, a comunidade tem se engajado bastante para que dê tudo certo no dia do evento. “Na sexta, iremos homenagear duas lideranças importantíssimas para o envolvimento da comunidade com o Núcleo do Mucuripe: dona Mariazinha, presidente da Associação dos Moradores do Serviluz, e a senhora Ortacília Verçosa, presidente da Associação de Idosos Oscar Verçosa. Juntamente com os moradores, essas duas lideranças têm sido importantíssimas para o sucesso dessa interação entre Defensoria Pública e comunidade”.
Para a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Ceará, Mariana Albuquerque, essa interação dos defensores públicos com a comunidade reforça a importância deste profissional para a harmonia nos bairros. “Os defensores públicos que atuam nos núcleos descentralizados da defensoria estão conhecendo in loco a realidade dos locais onde eles atuam. Isso contribui para disseminar o senso de justiça entre as pessoas. O resultado é a pacificação social”, conclui.
Além do engajamento da comunidade, o evento conta com o apoio da Secretária Municipal de Assistência Social, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da regional II, e dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) dos bairros Mucuripe, Serviluz e Praia do Futuro. A próxima ação da campanha será no dia 20, no bairro Tancredo Neves, seguido por outra ação no dia 27, no João XXIII.