Conteúdos Adpec

ADPEC apoia Ciclo de Participação Popular lançado pela Defensoria Pública Geral do Ceará e convida sociedade a colaborar com pesquisa

A iniciativa, que visa democratizar o acesso à justiça, ganhou o apoio de entidades, como a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC)

Com o objetivo de democratizar o acesso à justiça e ouvir as demandas da população, a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPGE-CE) lançou o 7º Ciclo de Participação Popular pelo Orçamento Participativo, momento em que a população poderá falar como é a Defensoria Pública que deseja. A Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) apoia a iniciativa e convida todos a participar do ciclo. A primeira etapa desta escuta já pode ser acessada, em formulário com título Orçamento Participativo, no menu Acesso Rápido, disponibilizado na página principal do site www.defensoria.ce.def.br. A consulta fica aberta até o dia 28 de fevereiro.

Por meio deste documento, qualquer pessoa poderá contribuir com a formulação de diretrizes e propostas para a Defensoria. Estas serão discutidas em audiências públicas virtuais nos primeiros meses de 2022, com agenda a ser divulgada. De acordo com a defensora, Lia Felismino, que também é assessora de Relacionamento Institucional da Defensoria do Ceará, esta ação serve para a análise de todas as propostas feitas a fim de condensar as similares para serem levadas às audiências públicas.

Nos anos anteriores existiram decisões importantes após serem pautadas durante o Ciclo de Participação Popular pelo Orçamento Participativo. Foram elas: a Defensoria em Movimento, o Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (Nudem) e o Núcleo da Defensoria na Região do Cariri.

A Presidenta da ADPEC, Andréa Coelho, ressalta que a participação da população é importante para todos os envolvidos. “A instituição ganha ao saber como pode ajudar diretamente à população, os Defensores(as) ganham por saber que devem se aperfeiçoar em determinados temas para auxiliar ainda mais a população e no contexto geral todos nós ganhamos porque o acesso à justiça se torna ainda mais democratizado. É uma excelente iniciativa da DPGE-CE e que tem total apoio da nossa Associação”, ressaltou.