A Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará-Adpec, através da Diretoria Jurídica e de Prerrogativas, participou, no último sábado, do “Encontro de Amigos do MST-CE”, que teve como tema “Direitos Humanos e a Questão Agrária”. O evento aconteceu no Centro de Formação Frei Beto e, além de membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST, contou com a presença de representantes da Rede Nacional de Advogados Populares-Renap, Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública, NUDEM, Marcha Mundial das Mulheres, Defensoria Pública Federal, juízes federais e estaduais, Ministério Público Estadual, Associação da Justiça para a Democracia, Advocacia Pública e Anistia Política.
O debate girou em torno dos temas que envolvem a luta do MST-CE, que vão além da questão agrária, abrangendo as questões ambientais, trabalhistas, de infraestrutura, dentre outras.
A diretora da Adpec, Elizabeth Chagas, falou sobre a realidade dos Defensores Públicos do Ceará, apresentando números, e o papel que estes exercem como agentes de transformação social junto aos movimentos e como aliado das causas sociais. Ao final, agendou para o dia 15 de março próximo, uma reunião com o setorial das mulheres do MST e com a Marcha Mundial das Mulheres, com o objetivo de discutir a educação em direitos humanos das mulheres na realidade da reforma agrária. O encontro será na sede da Adpec.
A pedido de integrantes do MST e da Renap, a Adpec intermediará uma reunião entre representantes do movimento e o Centro de Estudos da Defensoria Pública, com o objetivo de se trabalhar a sensibilização dos Defensores Públicos nos conflitos coletivos. O mesmo tema deverá ser abordado também com as demais instituições do Sistema de Justiça.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.