Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

ADPEC recebeu os principais candidatos ao Governo do Ceará para falar sobre assuntos de interesse da categoria

Em busca de melhorias para a classe dos Defensores(as), presidência, diretoria e associados ADPEC conversam com candidatos ao Executivo estadual

À convite da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), os três candidatos mais bem colocados nas atuais pesquisas de intenção de voto ao Governo do Estado visitaram a sede da Associação. As conversas tinham o objetivo de debater as principais propostas para a sociedade e, em especial, para a classe dos Defensores Públicos. O primeiro encontro foi com Capitão Wagner (UB), em 09 de agosto. Poucos dias depois, no dia 18, foi a vez de Roberto Cláudio (PDT) e logo em seguida o representante do Partido dos Trabalhadores, Elmano Freitas, encerrou a série de conversas, no dia 19 do mesmo mês.

Apesar de ser tradicional, o encontro com os representantes da ADPEC teve um diferencial neste ano. Esta foi a primeira vez em que candidatos ao Governo do Estado estiveram presentes na Associação ainda no início das disputas eleitorais. Aos três políticos foram apresentados os documentos “Um Panorama da Defensoria Pública do Estado do Ceará”, o Mapa da Defensoria e uma lista de compromissos importantes para a categoria, demonstrando, por meio de dados concretos, que a situação dos Defensores e Defensoras necessita de melhorias consideráveis para que o Estado consiga atender de forma satisfatória todos os assistidos e assistidas.

Durante o primeiro encontro da série, com o candidato do partido União Brasil, Capitão Wagner, foi possível conhecer suas propostas de governo. Alguns dos pontos importantes discutidos e esclarecidos pelo candidato foram: posse de 60 novos Defensores(as) por concurso, convocação de novos nomes do cadastro de reserva para preencher as vagas faltantes, isonomia no orçamento da Defensoria e ampliação da implementação da atividade cumulativa.

O segundo encontro ocorreu com o pedetista, Roberto Cláudio. Na ocasião, o candidato afirmou que enquanto ocupava o cargo de Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e ainda como Prefeito de Fortaleza, manteve o diálogo e buscou parcerias com defensores a fim de minimizar as demandas sociais da população mais vulnerável e reforçou o seu desejo de manter o diálogo com a categoria.

Os três candidatos manifestaram comprometimento em ouvir da Associação nas negociações por melhorias para a categoria e reiteraram o seu respeito pela autonomia da instituição durante o seu possível mandato como Governador do Estado do Ceará. O encontro foi importante para esclarecer pontos necessários que para a manutenção do trabalho da Defensoria Pública.

Encerrando a série de conversas, no último dia 19, foi a vez do candidato petista Elmano Freitas. Na oportunidade, também estiveram presentes a Deputada Estadual Augusta Brito e o Vereador Guilherme Sampaio, ambos do Partido dos Trabalhadores. O candidato ao Executivo estadual se mostrou favorável às demandas da classe apresentadas pelos presentes na reunião e pontuou seu passado com a categoria, sempre deixando claro o seu desejo por melhorias.

A presidenta da ADPEC, Andréa Coelho, ressaltou a importância da ação histórica dos encontros com os principais candidatos ao Governo do Estado ainda no início das disputas eleitorais. “A democracia brasileira nos permite e privilegia com esses diálogos. Por isso, é essencial que esses encontros aconteçam. Nós precisamos e devemos ouvir os candidatos, suas propostas e também apresentar as demandas da nossa categoria em busca de melhorias para a sociedade, em especial, à população hipossuficiente”, afirmou Coelho.

“Ressalto e agradeço ainda a participação ativa dos Conselheiros Natos, Adriano Leitinho e Sandra Sá, que auxiliaram na articulação desses encontros, tornando possível que eles acontecessem aqui, na sede da nossa Associação e contando com a presença de inúmeros defensores e defensoras associados”, concluiu a presidenta.