Sem categoria

Adpec solicita ao CNJ celeridade na apreciação da representação contra ato da direção do Fórum de Caucaia

CNJA Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), representada por sua presidente, Sandra Sá, acompanhada do defensor público Adriano Leitinho, reuniu-se, nesta segunda-feira (7), em Brasília, com o conselheiro Emanuel Campelo de Souza Pereira, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para solicitar celeridade na apreciação da representação contra portaria do diretor do Fórum de Caucaia que proíbe a entrada de defensores públicos pelo portão da garagem do Fórum.

Informando que a demanda no CNJ está muito grande, o conselheiro Emanuel Campelo garantiu aos defensores públicos do Ceará que vai examinar a representação apresentada pela Adpec e pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) o mais rápido possível.

No dia 26 de fevereiro, o juiz de Direito, Magno Gomes de Oliveira, titular da 3ª Vara Criminal e Diretor do Fórum da comarca de Caucaia (CE), expediu a Portaria nº 07/2014, restringindo o acesso pelo portão da garagem do Fórum daquele município aos Magistrados e Promotores de Justiça. No dia 20 de março, o magistrado revogou o ato administrativo, por meio da Portaria nº 08/2014, impedindo o acesso dos Defensores Públicos e membros do Ministério Público pelo referido portão. A medida teria como justificativa questões de segurança.

A representação da Adpec e da ANADEP requer a suspensão da Portaria nº 08/2014, com base no art. 25, inciso XI, e art. 95, inciso I do Regimento Interno do CNJ. Além disso, solicita liminar para que o CNJ determine a desconstituição da Portaria nº 08/2014, em razão das claras ofensas deste ato administrativo ao princípio da legalidade e às prerrogativas da Defensoria Pública, por ser medida de Direito.