Destaques Inicial, Notícias

ADPEC visita ocupação no Centro de Referência LGBT no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

A ADPEC, representada por sua vice-presidenta, Sandra Sá, na última segunda-feira (28/06), esteve presente na ocupação no centro de referência LGBT Janaína Dutra. A decisão pela ocupação foi tomada em assembleia durante o ato “levante com orgulho”, puxado pelo Fórum Cearense LGBT neste 28 de junho. O objetivo da ocupação foi a retomada imediata e integral das atividades do Centro de Referência LGBT, o compromisso com a execução orçamentária para pauta no município e a convocação do novo Conselho Municipal LGBT. Leia o manifesto clicando aqui.

De acordo com a vice-presidenta da ADPEC, Sandra Sá, a Associação reconhece a importância de políticas públicas voltadas à população LGBT+. “É imprescindível o incremento orçamentário destinado para as ações voltadas a garantir a efetivação de direitos, impondo-se a cobrança do poder executivo municipal no sentido de receber as demandas dos movimentos”, disse.

Estiveram acampadas no equipamento entidades como o GRAB, a Outra Casa Coletiva, o Movimento RUA, Coletivo Kizomba, a rede Emancipa, a ATRAC, o Coletivo Gueto Queen e as Mães Pela Diversidade.

O Prefeito de Fortaleza, José Sarto, recebeu representantes do movimento ontem (terça, 29/06), tendo iniciado o diálogo para a pauta.

O ativista Ari Areia citou o que foi decidido após reunião com Prefeito. “Ele acolheu a pauta 100% e se comprometeu em executar o orçamento, até mesmo falou em superar as expectativas diante disso. O Prefeito também se comprometeu em retomar o centro de referência na integralidade, em criar um grupo de trabalho com representantes do movimento, gestão e mandatos que quiserem acompanhar pra tocar a elaboração de ações práticas em médio e longo prazo. Sarto também sinalizou o interesse em ajudar o comitê de prevenção aos homicídios de LGBTs que a vereadora Larissa Gaspar propôs, além de dar destino no município a uma emenda orçamentária do deputado Renato Roseno referente à política de acolhimento para LGBTs em vulnerabilidade”, explica.