Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

Conheça as categorias e o júri da 2ª edição do Prêmio Mulheres Extraordinárias

A 2ª edição do Prêmio Mulheres Extraordinárias conta com seis categorias e um júri diversificado, escolhido pela diretoria da ADPEC.

A honraria que busca, anualmente, reconhecer o nobre trabalho das mulheres em diversos setores da sociedade, em 2024, conta com uma novidade: metade das categorias são voltadas para mulheres defensoras públicas. Ao total são seis categorias: Trabalho Científico, Destaque e Fazendo História, em que são indicadas defensoras em atividade ou aposentadas; Trabalho Social, Mulheres na Política e Superação para indicação de nomes de mulheres da sociedade no geral.

Já o júri responsável por selecionar as indicadas para a premiação é composto por mulheres inspiradoras. São elas:

Emília Nobre
Formada em Direito pela UFC e pós-graduada em Direito Processual Civil pela UNIFB. Defensora pública desde 2008, titular da 13a Defensoria dos Juizados Especiais Cíveis com atuação nos Núcleos de Prática Jurídica da Uni7 e Estácio Centro.

Fez parte da diretoria da ADPEC no biênio 2017-2018, atuou como supervisora dos Juizados Especiais da Comarca de Fortaleza e IES de 2020 a 2021.

Dora Andrade
Formada em Designer de Interiores pela FIC. Coreógrafa, idealizadora e diretora geral da EDISCA – Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente. Membro permanente do Fórum Nacional de Líderes Sociais, fellow da Ashoka e líder social AVINA.

Ganhou o Prêmio Cláudia – “Mulher do Ano”- 1996, Prêmio FUNARTE 97 – “Melhor Coreografia Nacional”, Prêmio “Bem Feitor da Criança da Cidade”- Prefeitura Municipal de Fortaleza – 1997, Prêmio Abrinq pelo Direitos da Criança – 1997, Prêmio UNESCO “Juventude e Cidadania”- 1999, “Medalha da Abolição”- 1999, Finalista do Prêmio Itaú UNICEF – 1999, Prêmio “Sereia de Ouro”- Sistema Verdes Mares de Comunicação 2000. Prêmio Perfil Gestor 2010 na categoria Responsabilidade Socioambiental. Prêmio Brasil Social 2010 na categoria Arte e Cultura.

Maria Vital
Graduada em Direito na Faculdade de Direito da UFC e em letras na UECE. Doutora em Direito Civil na Faculdade de Direito da USP. Professora dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da UFC.

Professora do curso de graduação dos cursos de graduação e de mestrado da Uni7. É presidente da Associação Brasileira de Ensino de Direito-Abedi. É membro da Comissão de Educação Jurídica do Conselho Federal da OAB. É membro do Instituto dos Advogados Brasileiros. IAB e dos Instituto dos Advogados do Ceará – IAC e da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica-Ceará. É procuradora federal aposentada. Atualmente é coordenadora adjunta dos cursos acadêmicos, da Área do Direito da Capes.

Taís Lopes
É jornalista da TV Verdes Mares, afiliada Globo, e hoje apresenta o programa ‘Inspira e Ação’, que mostra histórias e iniciativas que incentivam boas práticas no Ceará.

Taís também foi apresentadora do canal de notícias CNN Brasil em 2020, e representou o Ceará ao apresentar o Jornal Nacional durante o projeto de comemoração pelos 50 anos do maior telejornal do Brasil, em 2019. No currículo, também tem destaque o trabalho como repórter e apresentadora do Bom dia Ceará, CE1 e CE2 na TVM por 8 anos. Sem contar as coberturas locais e nacionais, para Globonews, Bom dia Brasil e The Voice Brasil.

Kelviane Barros
Atuou como professora universitária. Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Público, bem como foi Conselheira Eleita do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará por dois mandatos.

Já foi Vice-Presidente da Comissão de Direito de Família da Ordem dos Advogados do Brasil. É Mestranda em Direito Público na Universidade Federal do Ceará, na área de concentração “Constituição, Sociedade e Pensamento Jurídico” e Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Interpretação e Decisão Judicial – NUPID.

Você quer saber mais sobre o Prêmio Mulheres Extraordinárias? Acesse a página especial: www.adpec.org.br/mulheres-extraordinarias-2024/.

2ª edição do Prêmio Mulheres Extraordinárias
Data: 23 de março de 2024
Horário: 12h
Local: ZOI Restaurante – Av. Hermenegildo Sá Cavalcante, s/n – Edson Queiroz, Fortaleza