Clube de Leitura, Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

Conheça mais sobre o livro “Lavoura Arcaica”, debatido no Clube de Leitura em agosto

Tema da edição de agosto do Clube de Leitura da ADPEC, realizado virtualmente no último dia 31, o livro Lavoura Arcaica é o primeiro romance escrito pelo descendente de libaneses Raduan Nassar. A obra integra o período da ditadura militar no Brasil. O texto é marcado pelo lirismo e pela prosa lírica, além de abordar temas de difíceis discussões como patriarcalismo, incesto e religião. Lavoura Arcaica é sobretudo uma aventura com a linguagem.

O romance narra a história de André, um jovem que vivia na fazenda de sua família (de descendência árabe), com seus pais e mais seis irmãos (Pedro, Rosa, Zuleika, Huda, Ana e Lula). O personagem decide se mudar para outra cidade, a fim de se distanciar de sua família e tudo o que ela representava.

Depois da mudança, ele recebe a visita do seu irmão mais velho e começa a ter flashbacks da época em que vivia em família, por isso relembra memórias como o autoritarismo do pai, que perturbava a todos, além do amor incestuoso que sentia pela sua irmã Ana. O final do livro tem um desfecho trágico, depois da volta de André para a fazenda de sua família. O livro foi adaptado para um longa-metragem, produzido por Luiz Fernando Carvalho, que foi lançado em 2001 e conta com grandes nomes do cinema brasileiro, como Selton Mello.

Vale lembrar que a obra discutida faz parte de uma série de encontros de leitura que faz alusão à Campanha Nacional da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos -ANADEP em 2021 que tem como foco principal o Combate ao Racismo.