Sem categoria

‘Defensoria na Praça’ leva serviços para a população

A população de Fortaleza foi brindada na manhã e início de tarde de segunda-feira, 14, com diversos serviços ofertados pela ação “Defensoria na Praça”, promovida pela Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará-ADPEC, em parceria com a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará-DPGE. O evento reuniu 30 defensores públicos e beneficiou mais de 500 pessoas que acorreram à Praça do Ferreira, no Centro da Cidade, onde, além de orientações jurídicas, puderam tirar documentos – RG, CPF e carteira de trabalho -, cortar os cabelos, participar de oficina de arte e doar sangue.
“A ‘Defensoria na Praça’ é uma ação que realizamos todos os anos em comemoração ao Dia Nacional do Defensor Público, 19 de maio. Durante esse semana, serão várias atividades voltadas para o nosso público, a razão de existir do Defensor Público, que são as pessoas mais carentes. Por isso, celebramos a data levando aos desassistidos os nossos serviços, para que todos tenham assistência jurídica gratuita”, explica o presidente da ADPEC, Adriano Leitinho, acrescentando que para a oferta dos demais benefícios, a entidade contou com o apoio de instituições, como Secretaria da Justiça e Cidadania (Caminhão do Cidadão, para retirada de RG e CPF); Sine-IDT (carteira de trabalho), Procon, Hemoce (doação de sangue) e Sesc (oficina de arte e corte de cabelos).
Para Francisco Teles, vendedor, “é muito boa essa atitude dos defensores, pois nem sempre a gente tem como se deslocar até os gabinetes deles”. Maria do Carmo Silva, dona de casa, aproveitou a oportunidade para resolver problemas relacionados à pensão alimentícia do filho. “Faz tempo que tento resolver isso e agora estou confiante que vai dar certo”, comemora.
Já a manicure Gláucia Leônidas Vieira diz que, no momento não estava precisando de assistência jurídica, mas elogiou a atitude dos defensores e ressaltou: “É bom ver tanta gente sendo atendida e saber que, quando chegar a minha vez, tenho a quem recorrer”.