Conteúdos Adpec, Defensores em Ação, Destaques Inicial, Notícias

Diretores da ADPEC recebem homenagem na CMFOR pelos relevantes serviços prestados à sociedade no papel de Defensores Públicos

Na noite de segunda-feira (19), na Câmara de Fortaleza, a presidenta da ADPEC, Kelviane Barros; a diretora de comunicação, Aline Miranda, e o diretor parlamentar da ADPEC, Emerson Castelo Branco, estiveram presentes e foram homenageadas na sessão solene requerida pelo vereador Júlio Brizzi (PDT), que prestou uma consagração aos Defensores Públicos e demonstrou, por meio da homenagem, a essencialidade da atuação da Defensoria Pública. A diretora do Conselho Consultivo e Fiscal da ADPEC, Benedita Damasceno, também foi homenageada, mas, por motivos de saúde, não conseguiu comparecer ao evento.

A Diretora de Eventos, Caroline Bezerril, também esteve presente representando toda a Associação. Na sua fala, reforçou que os Defensores Públicos são verdadeiras peças essenciais para a instrumentalização do Acesso à Justiça. “A importância das atuações dos Defensores e das Defensoras são revalidadas a cada caso, cada julgamento, cada acompanhamento e a cada acolhimento dos cidadãos hipossuficientes. Já que, muitas vezes, a atividade do membro da Defensoria Pública ultrapassa as linhas do direito e passa a transitar no aspecto social daquele assistido, trazendo um tratamento humano que, em diversos momentos, o Estado não proporciona. É muito gratificante para nós, Defensoras e Defensores, que trabalhamos diariamente para tentar diminuir as desigualdades sociais e garantir acesso à justiça, ter reconhecido e valorado nosso trabalho para que possamos continuar lutando pelos direitos dos mais vulneráveis”, frisou.

A Presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, pontua que é muito gratificante poder receber essas homenagens. “Fico extremamente honrada e feliz ao perceber que os Defensores Públicos tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade e estão sendo cada vez mais valorizados pelos serviços prestados. Garantir o Acesso à Justiça para os mais vulneráveis é o nosso dever, mas viver desse ofício diariamente, até muitas vezes fora do nosso horário de expediente, é algo que somente quem tem a alma de Defensor conseguirá entender”, reforçou.

A Diretora de Comunicação da ADPEC, Aline Miranda, que também foi homenageada na premiação, fez coro com a fala da Presidenta Kelviane. “O reconhecimento público, ocorrido na Câmara dos Vereadores, enaltecendo o trabalho dos Defensores e Defensoras Públicas, nos indica que estamos no caminho certo, afinal estamos lutando pelo direito das pessoas que estão vulnerabilizadas, sobretudo pela sua condição econômica. Essa atuação tem alcançado bons frutos e repercutido de forma positiva na sociedade e esse é o objetivo de cada um de nós que faz essa instituição. Acordamos diariamente para enfrentar as mazelas geradas, via de regra, pela concentração de renda, a desigualdade e exclusão social, porque temos o papel de garantir o Acesso à Justiça com qualidade, defendendo, por exemplo, o direito à moradia, à educação, à saúde, o enfretamento de diversas formas de violência, além do trabalho de educação em direitos, mediação de conflitos e tantos outros. Agradecemos ao Vereador Júlio Brizzi pela iniciativa e também agradecemos a todos da Câmara de Vereadores que, por unanimidade, acataram a homenagem”, disse.

O Diretor Parlamentar da ADPEC, Emerson Castelo Branco, agradeceu à Câmara dos Vereadores e ao Vereador Júlio Brizzi e pontuou que “ser Defensor Público é uma das nossas razões de viver. É um orgulho pertencermos a essa carreira”, concluiu.

Na oportunidade também foram homenageados diversos nomes que realizaram trabalhos em prol da população economicamente vulnerável, como: Mônica Maria de Paula Barroso, Elizabeth das Chagas Sousa, Sâmia Costa Farias Maia, Flávia Maria de Andrade Lima, Filippe Augusto dos Santos Nascimento, Daniel Kishita Albuquerque Bernardino, Mariana Lobo Botelho de Albuquerque, Gina Kely Pontes Moura, Andréa Maria Alves Coelho, Érica Regina Albuquerque de Castro Brilhante Farias, Beatriz Fonteles Gomes Pinheiro, Leandro Sousa Bessa, Lia Cordeiro Felismino, Amélia Soares da Rocha, Petrus Henrique Gonçalves Freire, Jacqueline Torres Martins Teixeira, Sheila Florêncio Alves Falconeri, Renata Peixoto do Amaral Botelho Silva, Manfredo Rommel Cândido Maciel, Victor Matos Montenegro, Bruno Fiori Palhano Melo, Camila Vieira Nunes Moura, Francisco Rubens De Lima Júnior e Luís Fernando de Castro da Paz.