O Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) divulgou uma Nota Pública repudiando os ataques aos policiais federais, no último domingo (23), realizado pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) durante o cumprimento de mandado de prisão, na cidade de Comendador Levy Gasparian, no Rio de Janeiro. Os ataques não se restringiram apenas a Polícia Federal. Na semana passada, o ex-parlamentar também proferiu ofensas, consideradas misóginas, contra a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na nota, o Fórum ainda se solidariza com a agente Karina Oliveira e o delegado Marcelo Vilella, feridos durante o ataque, e desejou pronta recuperação para ambos. “O crime não atingiu apenas os policiais alvos dos tiros disparados e das granadas lançadas pelo ex-parlamentar, mas também a instituição Polícia Federal, o serviço público brasileiro e o Poder Judiciário”, destacou o Fonacate.
Confira a nota na íntegra abaixo:
Nota Pública
O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – FONACATE –, composto por 36 entidades associativas e sindicais, que representam mais de 200 mil servidores públicos que desempenham atribuições imprescindíveis ao Estado brasileiro, repudia veementemente o violento ataque a policiais federais pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) durante o cumprimento de mandado de prisão, no último domingo (23), na cidade de Comendador Levy Gasparian (RJ).
O crime não atingiu apenas os policiais alvos dos tiros disparados e das granadas lançadas pelo ex-parlamentar, mas também a instituição Polícia Federal, o serviço público brasileiro e o Poder Judiciário.
Este é mais um dos inúmeros e lamentáveis ataques desferidos contra agentes públicos no cumprimento de suas atribuições e prerrogativas legais. E ocorre num contexto de seguidas ameaças e intimidações ao funcionalismo, a exemplo de um ministro de Estado que sugeriu pôr uma granada no bolso dos servidores. Já basta! É preciso punir exemplarmente o responsável pelo caso em tela, dentro dos rigores da lei.
O Fórum ainda se solidariza com a agente Karina Oliveira e o delegado Marcelo Vilella, feridos na ocasião, desejando a ambos pronta recuperação. E estende os votos de solidariedade à ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, vítima de sucessivas ofensas desferidas pelo ex-parlamentar na última semana.
É motivo de grande preocupação para este Fórum a escalada de agressões, em diferentes sentidos, que cerca o processo eleitoral. Alertamos aos servidores de todo o país que se mantenham vigilantes, atentos aos fatos, e, no próximo domingo (30), optem por candidatos que estejam realmente comprometidos com a defesa e a valorização do serviço público, da Democracia e do Estado de Direito.
Brasília, 24 de outubro de 2022