Conteúdos Adpec, Defensores em Ação, Destaques Inicial, Notícias

Sessão Solene comemora o Dia da Defensora e Defensor Público; presidenta da ADPEC e associados participam da homenagem

O Congresso Nacional realizou uma Sessão Solene para comemorar o Dia da Defensora e do Defensor Público, celebrado em 19 de maio, reforçando a importância dos serviços prestados pelas Defensoras e Defensores relacionados à assistência jurídica às pessoas que não têm condições de pagar por um advogado e pela democratização do acesso à justiça para a população mais vulnerável. A Presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, esteve presente no evento juntamente com os associados Jorge Bheron Rocha e Weimar Montoril.

A mesa foi presidida pelo Senador Fabiano Contarato (PT-ES) que frisou a importância dos Defensores e da Defensoria em brotar a esperança no terreno árido dos hipossuficientes. Ele também reforçou que o trabalho das Defensoras e Defensores é baseado no exercício da empatia.

Já o Conselheiro Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais, Florisvaldo Fiorentino Júnior, enalteceu o trabalho da Defensoria Pública Brasileira que vem impulsionando diversas frentes de fortalecimento dos pilares democráticos do país. Complementando a fala do colega, Eduardo Erthal, representando a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federal, frisou sobre a força da instituição que tem como missão universalizar o acesso à justiça, mas também citou a problemática da falta de estrutura da Defensoria Pública no Brasil.

Outros representantes e deputados também falaram sobre a importância do trabalho dos Defensores. A fala da presidenta da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Rivana Ricarte, emocionou a todos. Ela agradeceu ao trabalho realizado por todos os Defensores brasileiros, citou as campanhas de valorização feitas pela ANADEP, pontuou os avanços da Defensoria ao longo desses anos, mas também reforçou a importância cada vez maior dos Defensores conhecerem a realidade do povo brasileiro, que é marcada por desequilibro e igualdade. Para finalizar, citou uma frase marcante “celebrar a Defensoria é celebrar o povo brasileiro”.

A presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, disse que o evento foi muito emocionante e que ficará na memória. “É muito importante quando a gente percebe essa valorização do nosso trabalho vinda de autoridades e demais representantes de instituições, pois sentimos que estamos cumprindo nossa missão que é democratizar o acesso à justiça. Temos ainda muito o que avançar, mas eventos e reconhecimentos como esse nos dão força para continuar nessa jornada”, explicou.