Conteúdos Adpec, Destaques Inicial, Notícias

XVI CONADEP: defensora da ADPEC destaca importância do Congresso; confira todas as informações

A data de realização do XVI Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP) já foi divulgada. Este ano, o evento acontece entre os dias 12 a 15 de novembro, em São Luís, no Maranhão.

A XVI edição do CONADEP é uma parceria entre a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e a Associação Maranhense de Defensoras e Defensores Públicos, juntamente com a Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ENADEP).

As inscrições para composição das bancas dos concursos de práticas exitosas e de teses, um dos pontos altos do congresso, já estão abertas até o dia 14 de março de 2024 às 18h (horário de Brasília), através do e-mail secretaria@anadep.org.br. Mais informações sobre o processo podem ser obtidas no site oficial da ANADEP: https://www.anadep.org.br/wtk/pagina/materia?id=56687.

Andréa Coelho, defensora pública associada da ADPEC e diretora de eventos da ANADEP, destaca alguns pontos importantes a respeito da realização do evento não somente para a categoria, mas também reforça a participação dos colegas de profissão para o desenvolvimento de ações estratégicas de auxílio à população. Confira:

ADPEC: Qual a importância da participação no CONADEP para os Defensores Públicos?

Andréa Coelho: Este ano a Anadep fará o 16º Encontro Nacional da categoria, considerado o maior evento de Defensores Públicos da América Latina. Será um momento de extrema importância para nos atualizarmos nos assuntos mais palpitantes e que inquietam defensores e defensoras no seu trabalho diário. Também considero fundamental o congraçamento entre os participantes, permitindo uma rica troca de experiência. Essa troca favorece o nosso crescimento como profissionais, revertendo em benefício do nosso assistido.

ADPEC: Quais tipos de temas e projetos são desenvolvidos ao longo do encontro?

Andréa Coelho: A comissão científica está em formação a fim de elaborar a programação do evento, mas tenho certeza que vivenciaremos debates e exposições de grandes juristas e personalidades importantes no universo diverso dos campos de atuação da Defensoria Pública. Também teremos, como em outros encontros, os Concursos de Teses e Práticas Exitosas que permitem um intercâmbio de ideias e conhecimentos das atividades inovadoras e criativas de nossos colegas. Por fim, lembramos que os defensores e defensoras autores de livros podem apresentar as suas obras ao público local.

ADPEC: Como a população tem se beneficiado de projetos provenientes do CONADEP?

Andréa Coelho: Em um evento como esse, com uma vasta programação científica e cultural, que permite o crescimento intelectual e humano do Defensor e Defensora, o nosso assistido é o principal alvo, uma vez que ao investirmos em nós, estamos investindo no aprimoramento dos nossos conhecimentos e prestando um serviço de excelência à população que nos procura.

A edição deste ano do CONADEP conta com uma identidade visual que homenageia a cultura maranhense, com elementos típicos da região como o Bumba meu boi, o conhecido monumento “Arrastão”, os Azulejos do Centro Histórico de São Luís, além de detalhes dos Lençóis Maranhenses.