Acopiara

ADPEC visita comarca de Acopiara com Retratos da Defensoria; falta de estrutura física adequada é apontada como principal queixa

Formado por onze distritos, o município de Acopiara possui, atualmente, uma população de 44.962 pessoas. O dado é do Censo Demográfico de 2022. Localizada na região Centro-Sul do Ceará, é vizinha de Deputado Irapuan Pinheiro, Iguatu, Mombaça, Piquet Carneiro, Quixelô, Jucás, Saboeiro, Solonópole e Catarina. Devido ao seu tamanho e sua densidade populacional, a cidade recebeu a visita da presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Kelviane Barros, e pelo seu diretor parlamentar, Luís Fernando de Castro da Paz, para mais uma etapa do projeto “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números”. 

Distante em 351 km de Fortaleza, os cidadãos acopiarenses procuram o auxílio da Defensoria Público no núcleo localizado no Fórum Professor Uchôa de Albuquerque, na Rua Cícero Mandu. A comarca possui um defensor público da primeira vara, um da Defensoria Criminal e um defensor da segunda vara cível. 

“Com essa visita, pudemos constatar que a Defensoria Pública de Acopiara precisa de melhorias das suas instalações físicas. A atual situação da sede prejudica o andamento dos trabalhos feitos por nossos  colegas defensores e defensoras. Por isso, esse projeto é essencial para que possamos colocar em prática as demandas da classe”, explica o diretor parlamentar da ADPEC. 

A presidenta da entidade também pontuou a melhoria nas instalações do núcleo.
“A Defensoria Pública aqui possui uma sala muito pequena, que não comporta atualmente a quantidade de defensores que atuam aqui. E essa é, sem dúvida, a prioridade com que nós teremos que trabalhar a fim de que a Defensoria preste um adequado serviço para a população da cidade”, diz Kelviane. 

Entenda mais sobre o projeto Retratos da Defensoria

A ADPEC lançou um novo projeto chamado “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números”, que prevê buscar melhorias nas comarcas e nos núcleos da Instituição na capital e no interior do estado. A Associação também busca entender quais são as necessidades e os pleitos dos defensores públicos cearenses, fazendo um verdadeiro raio-x das realidades encontradas. Ao todo serão mais de 40 núcleos visitados. O objetivo é ouvir a classe, sanar os problemas encontrados e buscar melhorias para a rotina de trabalho dos defensores públicos.

close
Start typing to see posts you are looking for.
Sidebar