Cascavel

Retratos da Defensoria vai à Cascavel; falta de estrutura física adequada é principal dificuldade no núcleo

Com uma população de 72.626 habitantes, Cascavel fica localizada na região metropolitana de Fortaleza. A cidade, segundo o último Censo Demográfico, realizado pelo IBGE, ocupa o 22º lugar no ranking de municípios mais populosos do estado do Ceará. No acesso à justiça, o cidadão cascavelense recorre à comarca da Defensoria Pública da cidade, localizada no Fórum Desembargador Carlos Facundo – Rua Professor José Antônio de Queiroz, 1985. 

O núcleo foi visitado pelo projeto “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números”, uma iniciativa da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC). A presidenta da entidade de classe, Kelviane Barros, dialogou com a equipe responsável pela comarca. “Nós pudemos presenciar a dificuldade no andamento dos trabalhos, ver as instalações do núcleo e constatar que não há como acomodar todos os assistidos”, explicou. 

A Defensoria Pública de Cascavel, hoje, conta, atualmente, com dois defensores públicos lotados: um na segunda vara cível da cidade e um na defensoria criminal como atividade cumulativa. “A maior dificuldade é que a nossa estrutura é pequena diante da demanda existente. Por exemplo, eu estava olhando no IBGE e quem ganha um salário mínimo representa metade da população do município de Cascavel. Então, a minha esperança é essa, que continue melhorando o que a gente continue tendo reconhecimento da sociedade e que o poder continue percebendo a importância de aparelhar Defensoria Pública”, comentou o defensor público Augusto Cunha.

Entenda mais sobre o projeto Retratos da Defensoria

A ADPEC lançou um novo projeto chamado “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números”, que prevê buscar melhorias nas comarcas e nos núcleos da Instituição na capital e no interior do estado. A Associação também busca entender quais são as necessidades e os pleitos dos defensores públicos cearenses, fazendo um verdadeiro raio-x das realidades encontradas. Ao todo serão mais de 40 núcleos visitados. O objetivo é ouvir a classe, sanar os problemas encontrados e buscar melhorias para a rotina de trabalho dos defensores públicos.

close
Start typing to see posts you are looking for.
Sidebar