Ibicuitinga

Retratos da Defensoria visita a comarca de Ibicuitinga; Defensoria Pública local é essencial na região de população reduzida

Cidade em constante desenvolvimento, Ibicuitinga fica localizada na região do Baixo Jaguaribe, uma área predominada pelo sertão central cearense. Contando com apenas 11.611 habitantes, a economia da cidade é centrada na agropecuária, com destaque para a produção de feijão e de milho, além da criação de bovinos, suínos, caprinos, ovinos, eqüinos, asininos e muares. Apesar de ser uma cidade pequena, a Defensoria Pública local possui um papel muito importante na região.

O projeto “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números”, liderado pela presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Kelviane Barros, acompanhada do diretor parlamentar, Luís Fernando de Castro da Paz, foi até a Defensoria Pública de Ibicuitinga para analisar o cenário do órgão na cidade.

A Defensoria Pública de Ibicuitinga funciona dentro do Fórum da cidade, que fica na Rua Capitão Manoel Antônio, no Centro, trecho onde está localizado 43,78% das instalações comerciais do município. O Dr. Diego David Reges de Sousa, Defensor Público de Ibicuitinga, destaca que, ainda que o local seja uma comarca vinculada, a Defensoria Pública de Ibicuitinga abarca muitas cidades e é imprescindível para a população local: “Às vezes o assistido vem, não sabe sequer onde está. Não sabe o que é uma audiência de custódia e não sabe o que vai acontecer com ele. É muito importante a gente entrar nesse momento, esclarecer o que ele tem direito, o que aconteceu e quais são os próximos passos. Acho que esse é talvez o principal ponto da Defensoria aqui”, conclui.

A presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, reforça que o projeto “Retratos da Defensoria” está possibilitando uma “visão democrática e humanizada das comarcas do estado, auxiliando no entendimento dos déficits de cada região para a busca das devidas soluções pela gestão responsável”.

Entenda mais sobre o projeto Retratos da Defensoria

A ADPEC lançou um novo projeto chamado “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números”, que prevê buscar melhorias nas comarcas e nos núcleos da Instituição na capital e no interior do estado. A Associação também busca entender quais são as necessidades e os pleitos dos defensores públicos cearenses, fazendo um verdadeiro raio-x das realidades encontradas. Ao todo serão mais de 40 núcleos visitados. O objetivo é ouvir a classe, sanar os problemas encontrados e buscar melhorias para a rotina de trabalho dos defensores públicos.

close
Start typing to see posts you are looking for.
Sidebar