Russas

Russas é visitada pelo projeto "Retratos da Defensoria"; alta demanda e falta de Defensores são os principais problemas enfrentados pelo núcleo da região

O primeiro núcleo visitado pelo projeto Retratos da Defensoria foi a cidade de Russas, no interior do Ceará. A Defensoria Pública da cidade fica localizada dentro do Fórum Juiz Moacir de Souza Rocha e possui, atualmente, dois Defensores Públicos, sendo um na vara cível inicial e o outro na vara criminal. A visita foi realizada pela presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, e pelo diretor parlamentar, Luís Fernando de Castro da Paz.

Conforme o último Censo Demográfico, divulgado em 2022, a população da cidade chegou a 72.928 pessoas, o que representa um aumento de 3,58% em comparação com o censo de 2010. De acordo com o Defensor Público Alan Couto, a grande problemática é a quantidade de demanda da população que chega para os Defensores. 

O Defensor Thiago Melo também relata a mesma problemática e explica que se tiver  mais Defensores Públicos na cidade, certamente o núcleo vai conseguir organizar melhor o trabalho e ter uma divisão melhor de tarefas. “Estamos aguardando a chegada de mais um Defensor Público inicial da vara cível, no próximo mês. Isso já representa um avanço, mas queremos mais conquistas para ter um cenário ideal, que consistiria em ter uma sede própria, ter Defensores lotados aqui para conseguir ocupar o mesmo número de varas e também se igualar em números com os promotores. Dessa forma, conseguiríamos entregar mais qualidade e quantidade de serviço”, disse.

Segundo a presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, a primeira visita já possibilitou estar mais perto dos defensores e ouvir suas demandas. “Estamos com ótimas expectativas para esse projeto. Por meio dele, vamos conseguir entender os pleitos dos defensores em cada núcleo e a necessidade de cada região”, ressaltou. 

Para o diretor parlamentar, Luís Fernando de Castro da Paz, tem sido uma experiência engrandecedora ouvir os colegas da região e também os assistidos. “O que tem mais me impressionado são os depoimentos da população, como eles têm visto positivamente o trabalho realizado pela Defensoria, alguns enxergam como um último suspiro. É muito gratificante ver esse reconhecimento por parte dos assistidos”, explicou.

Entenda mais sobre o projeto Retratos da Defensoria

A ADPEC lançou um novo projeto chamado “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números”, que prevê buscar melhorias nas comarcas e nos núcleos da Instituição na capital e no interior do estado. A Associação também busca entender quais são as necessidades e os pleitos dos defensores públicos cearenses, fazendo um verdadeiro raio-x das realidades encontradas. Ao todo serão mais de 40 núcleos visitados. O objetivo é ouvir a classe, sanar os problemas encontrados e buscar melhorias para a rotina de trabalho dos defensores públicos.

close
Start typing to see posts you are looking for.
Sidebar