Trairi

O “Retratos da Defensoria” visita Trairi; alta demanda para única sala é grande desafio para os defensores locais

Localizada a pouco mais de 130km da capital cearense, a cidade de Trairi é um dos pontos turísticos mais procurados do estado. A Praia de Flecheiras conta com piscinas naturais formadas pelos recifes na maré baixa que proporcionam diversão e relaxamento para famílias na região. Trairi ainda conta com restaurantes, bares e casas de shows que movimentam a economia local em paralelo com a pesca, especialmente a de lagostas.

Com uma população estimada de 58.415 habitantes, o município faz parte da região Metropolitana de Fortaleza e conta com uma alta demanda na Defensoria Pública da cidade. Diante disso, a presidenta da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Kelviane Barros, e o diretor parlamentar, Luís Fernando de Castro da Paz visitaram a comarca de Trairi durante o projeto “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números”.

A Defensoria Pública de Trairi funciona dentro de uma sala no Fórum Des. Abelmar Ribeiro da Cunha, localizado na Rua Fortunato Barroso, e essa é uma das principais deficiências da comarca. A sala pequena não é o suficiente para comportar os dois defensores que devem trabalhar nela, sendo um defensor da 1ª Vara Criminal e outro da Defensoria Cível em atividade cumulativa. 

O espaço reduzido torna o atendimento dos assistidos pouco privado, um problema pois diversos casos exigem mais atenção e sensibilidade dos defensores. A sala ainda conta com infiltrações e tomadas e janelas remendadas com fita adesiva.

A presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, destaca que as melhorias físicas e organizacionais devem ser uma prioridade nas exigências da comarca: “A grande demanda por atendimento na cidade é uma das dificuldades que impedem o funcionamento ideal do nosso núcleo. Essa é uma necessidade que exige mais atenção para que os assistidos tenham a garantia de seus direitos legais de forma satisfatória.”

Entenda mais sobre o projeto Retratos da Defensoria

A ADPEC lançou um novo projeto chamado “Retratos da Defensoria: A imagem por trás dos números”, que prevê buscar melhorias nas comarcas e nos núcleos da Instituição na capital e no interior do estado. A Associação também busca entender quais são as necessidades e os pleitos dos defensores públicos cearenses, fazendo um verdadeiro raio-x das realidades encontradas. Ao todo serão mais de 40 núcleos visitados. O objetivo é ouvir a classe, sanar os problemas encontrados e buscar melhorias para a rotina de trabalho dos defensores públicos.

close
Start typing to see posts you are looking for.
Sidebar